Notícias

INFORMES IMPORTANTES DO SINTEAL

12/06/2012
Publicado em Notícias | 12 comentários

SINTEAL INFORMA!

1)    A diretoria do Sinteal vem mantendo contatos e FAZENDO uma PRESSÃO DIÁRIA junto à Secretaria de Estado da Educação para que o governo PAGUE – o mais RÁPIDO POSSÍVEL – a FOLHA SUPLEMENTAR do MÊS DE MAIO de 2012, do Nível Médio do Magistério – referente à APLICAÇÃO DO PERCENTUAL DO PISO NACIONAL DA EDUCAÇÃO, da ordem de 22,22 por cento.

2)    Estranhamente, o Governo do Estado de Alagoas, até o momento, NÃO providenciou a liberação desta FOLHA SUPLEMENTAR, que está, agora, dependendo de uma “definição” da Secretaria de Estado da Gestão Pública (!!!), segundo informações obtidas pelo Sinteal junto à Secretaria de Estado da Educação.

3)    O SINTEAL está recebendo inúmeros telefonemas e e-mails de servidores/as revoltados/as com a atitude do Executivo estadual, e, mais uma vez, COBRA do governo o PAGAMENTO IMEDIATO desta FOLHA SUPLEMENTAR, honrando o que deve ao nível médio do magistério.

*************************************

4)    Quanto às negociações gerais com o Governo do Estado, o SINTEAL não abre mão da REFORMULAÇÃO e UNIFICAÇÃO dos Planos de Cargos e Carreiras (PCCs) do magistério e das/os funcionárias/os de escola, bem como da APLICAÇÃO do reajuste de 22,22% (Piso Nacional), RENEGANDO os 6,5% que o Governo do Estado quer impor e que NÃO INTERESSA ao sindicato e à categoria.

5)    Quanto à luta pela construção do Plano de Cargos e Carreira Unificado, o SINTEAL informa que já foi feita uma MINUTA (primeiro rascunho) de PCC com este objetivo, que será apresentada nesta 4ª feira (13/06) à Comissão de Elaboração e Reformulação do Plano (da qual o SINTEAL faz parte). Caso esta Minuta seja acolhida pela Comissão, o próximo passo será realizar uma audiência com o Secretário de Estado da Educação para que seja dado o “OK” ao novo PCC, para ser, então, discutido aberta e democraticamente com a categoria, segmento por segmento.

6)    A posição do SINTEAL é de continuar BRIGANDO pela REFORMULAÇÃO do PCC para que seja CONQUISTADO um AUMENTO BEM MAIOR que os 6,5% colocados pelo Governo do Estado.

12 Comentários a INFORMES IMPORTANTES DO SINTEAL

  1. junior disse:

    E quanto os funcionarios de apoio que receberão r$1,91 de aumento do governo, no salario de 622 passou a 623,91; o nosso poder de comprar do salario não aumentou nada.outra coisa sobre o pasep o sinteal ja deve cair cobrar o envio da RAIS para não acontecer como no ano passado,o pasep saiu junto com o decimo

  2. alex douglas ferreira da silva disse:

    é ate uma vergonha como vigia da educação não vi nenhum rejuste de 6.5%
    na verdade o governo tirou o complemento do salario minimo e colocou 1 real e poucoooo.
    acorda sindicato ate quando

  3. REVOLTADA disse:

    GOSTARIA DE SABER COMO FICA A SITUAÇÃO DOS PROFESSORE DE NÍVEL SUPERIOR. O AUMENTO VALE PARA A GENTE TAMBÉM? AGUARDO RESPOSTA

  4. SILVANO ARAUJO LIMA disse:

    Quem sabe 2020 esse PCC deve sair. O pessoal de apoio não tiveram nenhum reajuste. ganha apenas o que a lei define: “nenhum servidor poderá ganhar menos de um salário mínimo”. Nós recebemos o salário mínimo apenas.
    Espero que um dia apareça um sindicato voltado pelo servidor da educação.
    Publique por favor!

  5. Brito disse:

    Lamento muito por não ver uma posição CONCRETA de luta em favor dos agentes administrativos da Rede Estadual… São seis anos sem nenhuma luta siginificativa por nós a não ser para o magistério e professores…

  6. eliane de lima disse:

    É INCRÍVEL COMO O GOVERNO DE ALAGOAS IGNORA UMA LEI FEDERAL (11.738), CADÊ O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, A PROCURADORIA GERAL DE ALAGOAS. NÃO EXISTE LEI PRA ESSE GOVERNO OU SÓ ELA É EFETIVA QUANDO EM PROL DO GOVERNO ALAGOANO. AINDA SE TEM UM AGRAVANTE QUE É O ENTENDIMENTO DESSA LEI NO ART.2º § 1º, ONDE SE DIZ QUE: “…os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das Carreiras do magistério público da educação básica, para a jornada de, no máximo, 40 (quarenta) horas semanais.”
    PELO QUE SE ENTENDE O GOVERNO DE ALAGOAS QUE É COM BASE NAS 40 HS QUE É PAGO O PISO NACIONAL, OU SEJA SE O PROFESSOR TIVER 20HS ELE IRÁ RECEBER A METADE DO PISO, UM POUCO MAIS QUE UM SALÁRIO MÍNIMO. O ENTENDIMENTO NA INTEGRA DA LEI,SERIA QUE O MAGISTÉRIO NÃO PODERÁ TER MAIS QUE 40 HS, E QUE NÃO PODERIA SER FIXADO O VENCIMENTO INICIAL DAS CARREIRAS PARA UMA JORNADA DE NO MÁXIMO DE 40 HS. AINDA POR CIMA DISSO TUDO,EXCLUIU O MAGISTÉRIO DO AUMENTO RIDÍCULO 6,5%. A DESIGUALDE É FERIDA CONSTITUCIONALMENTE NA PRÓPRIA ASSEMBLÉIA QUE SE DEU UM AUMENTO DE 100%, APROVADA PELO GOVERNO CONTRA OS 6,5% AOS FUNCIONÁRIO PÚBLICOS ESTADUAIS.O AUMENTO QUE ELES SE DERAM TEM QUE SER DE ACORDO COM A REGULAMENTAÇÃO.ENFIM,DIANTE DO CASO DE RIO LARGO E O MESMO QUE O GOVERNO FEZ SEMELHANTE, SÓ QUE RIO LARGO A LEI FOI EFETIVA E NO GOVERNO NÃO FOI, POR QUE SERÁ? PARTINDO DESSE ENTENDIMENTO, ENTENDEREMOS MELHOR ESSAS INJUSTIÇA COM OS PROFESSORES DO MAGISTÉRIO DE ALAGOAS E DOS DEMAIS ESTADOS,NÃO EXISTE LEI NESSES ESTADOS CONTRA ELES, NEM A INTERVENÇÃO DA SENADORA AMÉLIA NO SEU DISCURSO NO SENADO, FOI LEVADO EM CONTA PELAS ENTIDADES,POIS SÓ ELAS PODERÃO EXIGIR DO GOVERNO PARA QUE A LEI SEJA COMPRIDA. ELIANE

  7. Luiz Eduardo disse:

    Parabéns, sou vigia do Estado e que a luta se estenda a todos os trabalhadores da educação. Estamos na luta.

  8. José Erasmo de Farias disse:

    Porque o sinteal só se refere aos professores e nunca as outras categorias como: vigias, merendeiras e asd’s, nós desta categoria não tivemos aumento salarial, até os 6% foi tirado do nosso salário, quando este aumentou para R$ 622,00. esse governo é o governo da propaganda.. e o nosso sindicato, até o momento não se pronunciou, nem mesmo o nosso quinquênio está saindo… já tenho 10 anos de estado e até o momento nem PCC, nem quinquênio, como posso fazer para requerer meus vencimentos de nível… será que vou ficar a ver navios até quando?

  9. Geovani Ferreira disse:

    Quando é q o governo começará a pagar esses 6,5%.

  10. benedita costa de oliveira disse:

    gostaria de saber se nós aposentados teremos direito ao aumento dopiso nacional ?

  11. Sinteal disse:

    Junior, Cecília, Silvano, Brito e Alex:

    Estamos em negociação com a rede estadual para aprovar o PCCS corrigindo as distorções e perdas que a categoria tem sofrido nos últimos anos.
    Esse é o governo da maldade. A matemática para os servidores só tem o sinal para redução. Esse mesmo sindicato conseguiu vitórias significativas em 80 municípios. Com luta e garra do Sinteal e da base vamos aprovar o PCC unificado para recuperar as perdas.
    Estamos lutando para que o Plano seja aprovado o mais rápido possível. Infelizmente isso não depende só do sindicato, precisamos da participação do Governo. Apesar das inúmeras demonstrações de má vontade nos últimos anos, persistimos na luta, e com a participação de toda a categoria teremos mais força para cobrar dos gestores. Contamos com você companheiro!

    Junior,
    O Estado divulgou um calendário de pagamento do Pasep deste ano, ele está publicado no nosso site.

    Erasmo,
    Isso que voe diz não é verdade. O Sinteal tem feito a luta para toda a categoria, protestando contra as terceirizações (por exemplo), e conquistando direitos para todos. Em todas as nossas intervenções e negociações, tratamos dos trabalhadores em educação. O que não tem funcionado nesse Estado é a administração desastrosa desse “desgoverno”. Infelizmente estamos enfrentando um Governo que não valoriza os trabalhadores, mas precisamos nos manter unidos.

    Benedita,
    Os aposentados tem os mesmos direitos dos que estão em atividade (salários iguais).

    Vamos à luta companheiras/os!

  12. Sinteal disse:

    Companheiro Geovani,

    6,5% é um valor tão insignificante que muitos de nós não sentimos o efeito. Porém o que o Sinteal está propondo e negociando com o novo PCCS unificado é corrigir salário com a garantia da carreira. Se você ainda não conhece a nossa proposta participe da assembleia neste dia 31/07, 9h, na sede do sindicato.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>