5 de fevereiro de 2015

Sinteal inicia fevereiro em várias frentes de luta

Dando continuidade às ações de luta em nível estadual e de Maceió, o Sinteal iniciou este mês de fevereiro “atacando” em várias frentes. Cronologicamente, vamos às informações da luta empreendida pelo sindicato nos últimos dias: 1º/02: Participação, juntamente com outros sindicatos, em ato público, na Assembleia Legislativa de Alagoas, no centro de Maceió, na posse dos novos deputados estaduais, quando, especificamente, o Sinteal conseguiu audiência com a nova mesa diretora da Casa, para reivindicar a realização de sessão parlamentar para a votação e aprovação do pagamento do rateio do Fundeb, luta que passa necessariamente pela solução que dê fim à greve dos servidores da Assembleia, luta que tem o apoio e a solidariedade do Sinteal. O saldo da audiência é que tivemos o compromisso da presidência da nova mesa diretora da ALE da disposição de resolver o impasse do rateio o quanto antes, e o Sinteal, mobilizado junto com a categoria, o retorno sobre a marcação de data da realização da sessão plenária legislativa que aprovará o rateio. 02/02: Sinteal reúne lideranças dos concursados da reserva técnica, na sede do Sinteal, em mais uma ação de apoio e reforço à luta em prol da chamada desses/as companheiros/as para a rede ser regulamentada (luta que faz parte da pauta de reivindicações apresentada pelo Sinteal ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Educação). 04/02: Em três etapas de mobilização, a diretoria do Sinteal manteve conversações, em primeiro momento, com representantes de alunos e com professores da Escola Estadual José Correia da Silva Titara (Instituto de Educação, no CEPA) para discutir a ameaça de fechamento, por parte da SEE/AL, do Curso de Formação de Professores (Normal/Médio) – turno Noturno, e saber detalhes da situação. No segundo momento, o Sinteal manteve encontro com a própria direção da Escola Estadual José Correia da Silva Titara objetivando assegurar garantias da diretoria para que os alunos do curso noturno (que em sua grande maioria trabalha nos horários da manhã e da tarde) concluam o curso. Houve encaminhamento para que seja solicitada aos alunos trabalhadores do curso noturno a apresentação, nos dias 09, 11 e 12/02, até às 20hs, de uma declaração de horário de trabalho. Outra decisão desta reunião com a diretoria da escola é a realização, na próxima 2ª feira (09/02), às 18hs, de uma reunião na escola para que sejam repessadas aos alunos todas as medidas de garantia da continuidade do curso noturno até a conclusão pelo alunado. Por fim, nesse mesmo dia 04/02, o Sinteal conversou com a representante da 15ª CRE sobre a necessidade da continuidade do curso no período noturno, inclusive com a garantia de permanência de todos os professores na escola, sem qualquer prejuízo posterior. Em tempo: as informações dão conta que o objetivo da SEE é encerrar o curso noturno das 10 escolas de formação de professores. 04/02: Ainda no dia 04, o Sinteal tomou conhecimento da suspensão, neste mesmo dia, do Contrato de Vigilância Armada em todas as escolas da rede estadual, levando a um clima de apreensão entre professores, demais funcionários da educação e alunos, e que está mobilizando a diretoria do sindicato para cobrar uma solução quanto à segurança nas escolas estaduais. 05/02: A diretoria do Sinteal participou de reunião no Ministério Público Estadual (MPE/AL) para apresentar, entre outras pautas, a luta pelo pagamento do rateio do Fundeb, a ameaça de extinção do curso noturno da Escola Estadual José Correia da Silva Titara e pendências da luta da educação no interior do estado. Ainda neste dia 05/02, na sede da entidade, o Sinteal realizou uma assembleia geral com os trabalhadores e trabalhadoras da rede pública municipal de Maceió, onde foi apresentado o saldo da audiência do sindicato com a secretária municipal de Educação, que discutiu, entre outros pontos, questões como reajuste salarial, pagamento do 1/3 de hora-atividade, entre outras, Ao final da assembleia, ficou acordado que, havendo novidades na audiência que o Sinteal manterá com o Sr. Felipe Mamede (Secretário – interino – de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio de Maceió), na próxima 2ª feira (09/02), nova assembleia geral da rede será convocada para o dia 24 de fevereiro. Caso contrário, a assembleia acontecerá somente no dia 11 de março (4ª feira), para que sejam encaminhadas as ações de luta da campanha salarial e também em relação às pendências da pauta de luta de 2014, além da organização do ano letivo 2015. A luta, portanto, está a todo vapor no início de 2015.