26 de fevereiro de 2015

Sinteal participa de Encontro de Mulheres da CUT Alagoas

Trabalhadoras da educação participaram do debate sobre a luta pelos direitos das mulheres. Sinteal elegeu 5 delegadas para o encontro nacional

Na luta por igualdade de direitos entre homens e mulheres, a CUT Alagoas realizou nesta quarta-feira (25), no Sindicato dos Bancários, o Encontro da Mulher Trabalhadora da CUT-AL. Com o tema “Paridade: por uma nova democracia Sindical”, trabalhadoras de várias categorias debateram a realidade atual, e elaboraram propostas para avançar nas conquista.   A delegação do Sinteal foi a maior do encontro, com 28 participantes, incluindo representação de vários núcleos regionais. Sendo, também, a que mais elegeu delegadas para o encontro nacional, que acontece no final de março, em Brasília.   A paridade é um tema que está no foco da discussão na CUT, não apenas no encontro de mulheres, já que esse ano o congresso da CUT vai eleger a nova diretoria aplicando o princípio da paridade, uma conquista histórica das mulheres CUTistas. Por conta disso, o tema principal do Encontro foi esse, mas o debate incluiu muitos temas, como combate à violência contra a mulher, creches públicas, democratização da comunicação, Políticas para as mulheres do campo, da floresta e das águas, entre outros.   Girlene Lázaro, Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT Alagoas, comemora os avanços da luta. “Estamos conquistando o nosso espaço, foi por conta das cotas de 30% que aumentamos a nossa participação e nos fortalecemos. Agora é hora de termos o espaço igual, dividir as decisões de forma justa. Implantar a paridade representa o reconhecimento de uma luta antiga das mulheres. Ainda vivemos em uma sociedade machista, em que as mulheres, para ter algum espaço, precisam fazer o dobro, ou até o triplo do esforço que os homens, mas pelo menos dentro do movimento sindical a realidade agora vai ser diferente”, explicou ela. Composta em maioria absoluta por mulheres, a categoria de trabalhadores/as da educação de Alagoas tem sido protagonista na luta feminista em Alagoas. Segundo Marta Queiroz, secretária da mulher do Sinteal, essa é uma prioridade para a classe “desde a época da Jarede Viana, estamos presentes na luta por direitos iguais entre homens e mulheres, ajudamos a construir a Marcha Mundial das Mulheres aqui no Estado, e estamos cada vez mais fortes no debate, ser a maior delegação no encontro representa a importância com que tratamos o tema, a luta continua”, concluiu Marta.