27 de abril de 2015

Sinteal em defesa das creches

Protesto denuncia obra parada da SEMED no Bom Parto, e reivindica mais respeito da prefeitura de Maceió à educação

Em greve desde o dia 22 de abril, trabalhadoras/es da educação da rede municipal de Maceió realizaram na manhã desta segunda-feira (27), um ato público em defesa da educação infantil e do acesso às creches para todas as crianças de Maceió. O protesto aconteceu em uma obra ao lado da Secretaria Municipal de Educação, que deveria ter sido concluída em setembro de 2013. Além de trabalhadoras/es da educação, mães, pais e estudantes, e dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) participaram da atividade.   O ato foi anunciado na última semana. Antes da hora marcada para a atividade, uma equipe de trabalhadores da construtora chegou ao local, retirou do local visível ao público a placa com as informações da obra e tentou isolar o local. Mas o início do protesto foi dentro da obra, onde diretoras do Sinteal constataram vidros quebrados, dejetos espalhados pelo chão, e outros problemas, provavelmente ocasionados pelo abandono da obra.   A placa estava dentro do local, como é possível ver nas imagens. Nela, o valor a obra passa de meio milhão de reais. Ainda chamam atenção as datas registradas de início Janeiro de 2013) e termino (9 meses depois) da obra. Consuelo Correia, presidenta do Sinteal, critica a atitude da prefeitura. “É bom saber que bastou a atividade ser marcada, para o gestor tomar providências, significa que não havia impedimentos e a obra estava parada por pura negligência. É essa a importância que a prefeitura de Maceió dá à educação”, observou.   Durante o ato, foi realizada uma panfletagem com rápidas interrupções no trânsito, para dar visibilidade à pauta. A sociedade demonstrou apoio com palavras de solidariedade e repúdio à prefeitura, e até mesmo buzinando ao passar com os carros.   Crianças da comunidade que deveriam estar estudando na creche não concluída, hoje estudam em um prédio privado em outro bairro e precisam se deslocar de ônibus, participaram da atividade apoiando o movimento e reivindicando os seus direitos. Elas ajudaram a confeccionar cartazes que formaram um varal, com cobranças à prefeitura.   Consuelo explica que há obras em vários bairros da cidade passando pelo mesmo problema “Sabemos que esse não é um caso isolado, existem várias obras na mesma situação. Essa chama ainda mais atenção porque fica vizinha à Secretaria Municipal de Educação, e mesmo assim é ignorada pela gestão, agora imaginem como são tratadas as comunidades mais distantes”, concluiu.   A atividade faz parte da programação da 16ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação e pelos sindicatos de todo o país. Em Alagoas, o Sinteal realiza atividades todos os dias dessa semana, concluindo com a participação na caminhada do dia do trabalhador, organizada pela CUT no dia 1º de Maio.