24 de novembro de 2017

MOÇÃO DE APOIO

moçao de apoio

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas – Sinteal, entidade histórica da luta da educação, vem publicamente se SOLIDARIZAR aos trabalhadores e trabalhadoras em educação de escolas da rede pública municipal de educação do bairro do Benedito Bentes, em Maceió, vítimas da violência que vem se alastrando neste Complexo, denunciada por essas/es profissionais na última assembleia realizada pelo sindicato, nesta 6ª feira 24 de novembro de 2017.

Na oportunidade, companheiras trabalhadoras da chamada Região 06 (do referido Complexo Benedito Bentes) relataram graves episódios de violência vividos em três escolas, a saber: E.M. Heloísa de Gusmão (onde a diretora teve um revólver apontado para a sua cabeça por meliantes encapuzados), E.M. Elza Lira e E. M. Maria Salete da Silva.

As denúncias feitas ao Sinteal pelas trabalhadoras da educação informam de invasões às escolas por homens armados, que ameaçam e, mesmo, agridem física e psicologicamente quem ali está trabalhando ou estudando.

A situação de insegurança no bairro já foi levada, neste mesmo mês de novembro, ao Governo do Estado (Polícia Militar e Secretaria de Estado da Prevenção à Violência – Seprev), motivando uma reunião recente com a participação de representantes do Ministério Público Estadual.

O desabafo de uma professora quando da denúncia ao Sinteal dá ideia do que a violência está fazendo com essas/es trabalhadoras/es: “É muito humilhante você levar um tapa na cara  e ser ameaçada fazendo o seu serviço”.

O Sinteal, ao tempo que repudia esse inconcebível clima de ameaças e violência contra trabalhadoras/es em educação no Benedito Bentes (como de resto à toda a comunidade escolar), vai, imediatamente, buscar as medidas e ações cabíveis para cobrar dos gestores públicos da área de segurança pública e também da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) as providências necessárias para que a paz, a ordem e a segurança retornem ao ambiente escolar.

Chega de violência!