13 de novembro de 2017

Sinteal participa, em MG, de eventos que debaterão a educação pública no Brasil e no restante da América Latina

IMG-20171113-WA0000Delegação de diretoras/es do Sinteal esta participando, no período de 11 a 17 de novembro, em Belo Horizonte e também em Betim, no Estado de Minas Gerais, do IV Encontro Pedagógico Latino-Americano, uma série de eventos sobre o papel da educação pública e dos sindicatos na melhoria do ensino público no Brasil e nos dezoito países do continente latino-americano. Os eventos irão mobilizar mais de setecentas lideranças da luta da educação, incluindo as/os representantes dos cinquenta sindicatos afiliados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), dentre eles o Sinteal.

Sinteal no IV Encontro Latinoamericano - CópiaNesta segunda-feira 13, foram iniciadas as reuniões sobre “A Educação Pública e os Direitos LGBTI” e “Povos Indígenas”. Também começa o Encontro da Rede de Trabalhadoras da Educação, que vai tratar da temática “Mulher, Política e Poder”. A professora Eleonora Menecucci, ex-ministra de Políticas para as Mulheres da Presidência da República no governo da presidenta Dilma Rousseff, fará a palestra de abertura com o tema “Mulher e Poder Político”.

Na terça (14/11), além de continuar os debates com as temáticas de hoje, também acontecem as reuniões para discutir a “Educação Infantil como Direito e Política de Estado” e “Educação Superior”. Todas as discussões vão contar com palestrantes e debatedores do Brasil, dos países Latinos, dos Estados Unidos e Europa. Ainda no dia 14, ocorre a reunião de cúpula da Internacional da Educação para América Latina (IEAL).

O evento é organizado pela IEAL, em conjunto com a CNTE, e com o apoio de Larärforbundet, da Suécia, e Utdannings Forbundet, da Noruega.

No período de 15 a 17 de novembro será realizado o IV Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano, com o tema “Democracia e Resistência: Educação Pública em Luta”.

Fontes: Ascom CNTE e Sinteal