23 de fevereiro de 2018

Sinteal cobra gestor de Chã Preta sobre transporte escolar

IMG_5369Em reunião realizada entre o Sinteal e o Secretário Municipal de Educação de Chã Preta, na última quarta-feira (21), durante a caravana do Sinteal na região de Viçosa, a presidenta Consuelo Correia, do Sinteal, acrescentou à pauta a questão do transporte escolar, denunciada por uma estudante em vídeo nas redes sociais.

Segundo a aluna, que reside na zona rural, as aulas tiveram início e o transporte não foi garantido pelos gestores. O secretário Marcos da Silva garantiu que as aulas da rede estadual iniciaram no dia 05/02, e que ele havia disponibilizado o transporte desde esta data. Porém, em visita a Escola Estadual o Sinteal obteve informações de que a garantia ficou restrita apenas para uma rota, que não contempla todos/as os/as estudantes.  Ou seja, realmente a aluna Thaís ficou impedida de frequentar a escola durante as 02 primeiras semanas de aulas trazendo prejuízo para sua aprendizagem. Isto fez com que a jovem buscasse as redes sociais cobrando e fazendo um apelo aos órgãos competentes e responsáveis pela garantia desse direito. Vídeo que sensibilizou a todos que assistiram.

O Secretário informou que o transporte já foi normalizado, mas na segunda-feira (19/02) não aconteceu o traslado dos estudantes em virtude das fortes chuvas que caíram na região inviabilizando o acesso. Relato que procede.

Consuelo falou sobre o convênio dos transportes escolares que foi estabelecido entre o Estado e os municípios. “É prejudicial aos estudantes tendo em vista que o início e o término do calendário escolar não coincidem sempre em suas redes de ensino fazendo, com que muitas vezes algumas escolas abreviem a finalização do ano letivo sem cumprir a carga mínima estabelecida na legislação (LDB). Portanto devemos ficar vigilantes com relação a negação desse direito as nossas crianças e jovens que é o único espaço de empoderamento do filho da classe trabalhadora”, alertou a presidenta do Sinteal.