20 de março de 2018

Sinteal participa, em Viçosa, do Ato “Angélica, Presente!” contra o machismo e o feminicídio

IMG_6339Protesto exige o fim da violência contra as mulheres

Na manhã desta terça-feira 20 de março, no município de Viçosa (AL), o luto foi transformado em luta, em memória da companheira professora Cenira Angélica, vítima de feminicídio, no último dia 02 de março, praticado por seu covarde marido, que, até o presente momento, está foragido.

IMG_6343Um grande ato público, que clamou por “Justiça”, tomou as principais ruas de Viçosa, reunindo familiares (como a irmã de Angélica, Joana), amigos/as (como a também professora, Aline), alunos/as, e com o apoio e a presença do Sinteal e de seu núcleo regional – através de suas diretoras e seus diretores -, e também da CUT, Marcha Mundial das Mulheres (MMM), CRAS etc, passando uma mensagem clara e definitiva: “Basta de feminícidio! Basta de violência!”.

IMG_6329Consuelo Correia, presidenta do Sinteal, em uma de suas intervenções, responsabilizou a cultura machista que tantas vítimas faz todos os dias no Brasil (e particularmente em Alagoas): “Saibam vocês que o não é o feminismo que mata. O que mata é o machismo”.

Caminhada de protesto

IMG_6384A grande caminhada de protesto e pedidos de “Justiça” passou pelas principais ruas do Centro de Viçosa, chamando a atenção e recebendo o apoio da população viçosense, e foi encerrada em frente à sede do Fórum da Justiça Estadual, onde foram feitas falas das lideranças e representantes de entidades como o Sinteal, CUT/AL, Marcha Mundial das Mulheres, CRAS, e especialmente as intervenções de Joana (irmã de Angélica) e a também professora Aline (amiga).

IMG_6487O promotor do município, Drº Anderson Cláudio, se deslocou de seu gabinete até o local da manifestação para prestar solidariedade à família e aos amigos da professora Celina Angélica, e prometeu “envidar todos os esforços para que o assassino seja julgado e pague pelo crime que cometeu”.