10 de abril de 2018

“Caravana Sinteal: Porque a luta não para” chega a Arapiraca e região

IMG-20180410-WA0067Em sua 6ª edição, a “Caravana do Sinteal: Porque a luta não para” chega à Região Agreste de Alagoas (Núcleo Arapiraca) para uma série de atividades nestes dias 10 e 11 do corrente. Serão dois dias de contato direto e democrático com a categoria, organizando a luta, ouvindo de cada companheira/o da educação críticas, reivindicações e sugestões pontuais.

IMG-20180410-WA0044Dentre as ações planejadas estão visitas às escolas (redes estadual e municipais), campanha de filiação para fortalecimento do sindicato, plantão jurídico, reunião com gestores municipais para discutir a Data-Base/2018 (Reajuste Salarial do PNE), entrevistas na mídia, encontro com aposentados/as, visitas às Comunidades Quilombolas etc.

Neste primeiro dia (10/04), as atividades da manhã incluíram uma entrevista da presidenta do Sinteal, Consuelo Correia, e do presidente do Núcleo do Sinteal em Arapiraca, André Silva, ao radialista Alves Correia, no programa “A festa do povão”, na Rádio Gazeta FM/Arapiraca, sobre vários temas ligados à luta da educação, além de visitas a várias escolas da rede estadual do município.

IMG-20180410-WA0052

O período da tarde também foi reservado para a continuação das visitas a escolas em Arapiraca, só que desta vez da rede municipal. Às 19 horas haverá uma reunião com as lideranças dos Núcleos Municipais e do Núcleo Regional.

Terminando a jornada de atividades, houve uma reunião da Executiva estadual com a direção do Núcleo Regional de Arapiraca, que debateu a atual situação da luta das/os trabalhadoras/es em educação no município de Arapiraca e nos outros municípios dessa regional, o processo de negociação salarial (Campanha salarial 2018 e outros pontos da pauta reivindicatória) com os gestores municipais, e a organização da categoria.

Programação do dia 11/04

Amanhã (4ª feira 11/04), a programação da “Caravana Sinteal” será a seguinte:

  • Das 08hs às 17hs, atendimento jurídico à categoria e emissão de carteiras de associados na sede do Sinteal, em Arapiraca.
  • Às 09hs, realização de uma palestra sobre “Doenças ocupacionais na Educação”, com a especialista Leilane Camila Ferreira de Lima, enfermeira, especialista em Psiquiatria e Saúde Mental, também na sede do Sinteal.
  • No período das 09hs às 12hs, a “Caravana” será dividida em grupos para continuar as importantes visitas a escolas das redes estadual e municipais em Limoeiro de Anadia, Craíbas, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano e Traipu.
  • Finalmente, das 14hs às 17hs, fechando a 6ª “Caravana Sinteal: Porque a luta não para”, haverá visita a escolas também estaduais e municipais em Taquarana e Coité do Nóia.

A cada “Caravana do Sinteal”, a luta da categoria e da educação continua!