13 de abril de 2018

Sinteal participa da CONEPE 2018 rumo à CONAPE, em Belo Horizonte (MG)

IMG_8234Aconteceu nesta sexta-feira (13/04), das 08hs às 18h30, no Espaço Cultural Professora Jarede Viana, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), no bairro do Mutange, a Conferência Estadual Popular de Educação – CONEPE 2018, organizada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), Fórum Estadual Permanente de Educação do Estado de Alagoas (Fepeal) e o próprio Sinteal, rumo à CONAPE 2018, que irá acontecer no período de 24 a 26 de maio, em Belo Horizonte (MG).

A CONEPE 2018 teve em sua abertura a apresentação do “Coro Sinteal Em Canto”, que apresentou repertório de canções representativas da luta da classe trabalhadora e da cultura popular. Após a apresentação musical foi instalada a mesa da conferência, com representantes do FNPE, Fepeal, Sinteal e CUT nacional. A presidenta do Sinteal, Consuelo Correia, em nome da entidade, abriu a Conferência e desejou sucesso nas discussões de temas que envolvem a defesa da educação e a democracia no país.

Tendo como lemas “Vamos debater a Educação que queremos para Alagoas e para o Brasil” e “Educação se faz com democracia”, a CONEPE 2018 é um fórum importante de debate e deliberações que contou com a presença de representantes de vários movimentos da sociedade civil organizada, de pais e mães de alunos, dos próprios alunos e alunas e, evidentemente, de lideranças e trabalhadoras/es da área da educação do ensino básico, profissional e superior, tanto da iniciativa pública, quanto da iniciativa privada.

Todas as lideranças que formaram a mesa de abertura se pronunciaram sobre o grave momento político vivido no país, demonstraram preocupação e indignação quanto aos ataques à democracia, e sobre como isto atinge diretamente a educação. Em cada fala de componente da mesa de abertura ficou uma convocação para que sejam intensificados os debates e também intensificadas as lutas em defesa da educação.

Transportando essa disposição de luta para o palco da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2018), a ser realizada no período de 24 a 26 de maio, em Belo Horizonte, Minas Gerais, o representante do Fepeal, Celestino Lourenço, anunciou: “Vamos transformar BH [Belo Horizonte] na capital de resistência e da luta pela educação”.

“Lula Livre”

Todas as lideranças que falaram foram unânimes em defender o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que se tornou “preso político” no país, e que vem recebendo gestos de solidariedade vindos de todas as partes do Brasil, mas também do mundo inteiro.

Após a abertura do evento, foi lido e aprovado o regimento da CONEPE 2018, e depois houve uma palestra da professora da UFAL, Sandra Lúcia Lira, que teceu explicações importantes sobre o que vem a ser a CONEPE e os seus objetivos. Logo em seguida foram iniciados os trabalhos em grupos, que continuaram no período da tarde.

Durante toda a parte da tarde aconteceram reuniões por grupos. Após essas reuniões por segmentos, democraticamente foi definido o número de delegados/as que irão participar da etapa nacional, a CONAPE 2018, a ser realizada, no período de 24 a 26 de maio, em Belo Horizonte (MG), e que terá como tema central: “Implementar os planos de Educação é defender uma educação pública de qualidade, social, gratuita, laica e emancipadora”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *