16 de maio de 2018

Sinteal conquista reajuste em Palmeira dos Índios

Em assembleia realizada na última segunda-feira (14), no salão paroquial da igreja Matriz de Palmeira dos Índios, trabalhadoras/es da educação da rede municipal decidiram aceitar a proposta de reajuste de 5%, apresentada pela prefeitura na última sexta-feira (11). A mesa de negociações continua aberta pelo realinhamento da tabela dos funcionários da educação, reformulação do PCCV, reajuste do difícil acesso e ampliação da jornada (15 horas).

Com database em maio, o Sinteal deu início à campanha salarial em abril, reivindicando o reajuste de 6,81% do piso nacional. O prefeito Júlio Cezar apresentou inicialmente uma proposta de 4%, que foi rejeitada pela categoria. Com a mobilização, a negociação seguiu e alcançou o percentual de 5%, para ser aplicado integralmente na folha de maio. Helenice Lopes, presidenta do Sinteal em Palmeira dos Índios, comemora a vitória da luta. “A valorização de todos os profissionais da educação é uma conquista que atinge positivamente toda a população. Fizemos a mobilização por isso conseguimos avançar no diálogo com a gestão. Continuamos conversando para conquistar toda a pauta de reivindicação”, disse ela.

Outra vitória importante foi o reajuste de 3% para as/os aposentados, que estavam desde 2014 sem aumento. O projeto vai ser votado na Câmara de Vereadores na sessão desta quarta-feira (16).