16 de maio de 2018

Sinteal e trabalhadores em educação fazem dia de luta em Capela

Diretoras/es do Sinteal e do Núcleo Regional/Viçosa e trabalhadoras/es da rede municipal de Educação de Capela participaram, na manhã desta quarta-feira (16), de sessão ordinária na Câmara Municipal, quando denunciaram aos vereadores o impasse nas negociações salariais (Data-Base/2018)  com prefeito Adelmo Calheiros (PMDB). A presidenta do Sinteal, Consuelo Correia, e companheiras/os do Núcleo Regional/Viçosa participaram da sessão legislativa.

A categoria deliberou em assembleia geral uma paralisação de três dias, a partir desta quarta-feira (16), até a próxima sexta-feira (18), como forma de pressão objetivando avançar nas negociações com o Executivo municipal. A luta da categoria e do Sinteal é para arrancar da prefeitura o reajuste 2018, com o índice de 6,81%, e mais o reajuste relativo ao ano passado (2017), quando o gestor impôs um “reajuste zero” à educação.

Após a sessão na Câmara Municipal de Vereadores, cinco parlamentares acompanharam as/os trabalhadoras/es da educação e as lideranças do Sinteal em uma passeata pelas ruas principais de Capela, encerrando com ato público na praça central da cidade.

“A postura antieducação e antitrabalhador exercida pela Prefeitura de Capela é absurda, mas o Sinteal e os trabalhadores e trabalhadoras não irão recuar na luta da campanha salarial. Exigimos negociação, já, para que o reajuste deste ano seja fechado, e também é preciso chegar a um acordo quanto ao reajuste do ano passado, além da negociação de outros pontos pendentes da pauta de reivindicações. A educação merece respeito”, disse a presidenta do Sinteal, Consuelo Correia.