13 de julho de 2018

Servidores municipais de Delmiro Gouveia aprovam proposta de 6,81% de reajuste; mas luta continua

Em assembleia geral organizada pelo Sinteal e núcleo regional, realizada nesta 6ª feira (13), as/os trabalhadoras/es em educação da rede municipal de Delmiro Gouveia aprovaram o reajuste de 6,81% proposto pelo gestor, mas definiram também pela continuidade da luta.

Histórico da luta

Apesar da campanha salarial 2018 ter sido lançada em janeiro pelo Sinteal e diretoria do núcleo regional, o prefeito Padre Eraldo só atendeu aos pedidos de reunião em meados de abril, quando propôs reajuste de 4% nos salários das/os servidoras/es da educação municipal. A proposta foi rejeitada por unanimidade pela categoria. A partir daí foi construída uma agenda de lutas com paralisações e mobilizações da rede municipal, além de solicitações de reunião com a gestão, para ser dada continuidade ao processo de negociações.

Com a intervenção do Ministério Público municipal, através do Promotor Dr. João Batista, um estudo dos números (impacto financeiro) foi elaborado pelo especialista Milton Canuto de Almeida, e, logo após, o prefeito reuniu as/os servidoras/es, apresentando a proposta de 6.81%,  também foi rejeitada pela maioria das/os trabalhadoras/es.

Em assembleia realizada no dia 05/07, duas contrapropostas foram construídas e enviadas à gestão (6,81% integrais com retroativo a junho ou a proposta no formato lançado pela gestão com o acréscimo de 1,19% em dezembro, perfazendo então o total de 8%).

Infelizmente, as contrapropostas da categoria foram rejeitadas pelo governo, justificando “não haver” possibilidade de dar algo a mais do que fora ofertado, mantendo então o que havia proposto.

Na manhã desta sexta-feira, 13 de julho, reunidos em assembleia, as/os servidoras/es decidiram aceitar o ajuste proposto pela gestão (6,81%), mas alertando aos gestores municipais de que a “LUTA NÃO ACABA AQUI”.

Continuaremos firmes e fortes em busca dos nossos direitos!