13 de setembro de 2018

19ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

“Pensar em educação é pensar no Brasil”. Com esse lema, trabalhadoras/as da educação do país inteiro participam entre os dias 17 e 23 de setembro da 19ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. Organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) e seus sindicatos filiados, inclusive o Sinteal, a Semana de Educação pretende realizar amplo diálogo com a sociedade, em especial com a comunidade escolar, acerca das principais demandas sociais a serem atendidas pelos políticos eleitos para o próximo período que se encerra no ano do segundo centenário da independência do Brasil (2022).

Em Maceió, o Sinteal está organizando um ato público na próxima quarta-feira (19), em defesa da democracia, em memória de Paulo Freire (o patrono da educação), e para denunciar a à sociedade a realidade da educação pública da rede básica em Alagoas. A atividade acontece a partir das 9h, no Calçadão do Comércio.

Tradicionalmente realizada em abril, a programação esse ano foi transferida para setembro e deve elevar o nível do debate eleitoral em torno da temática educacional. Muitos têm sido os ataques privatistas e conservadores contra a educação pública, os direitos sociais e trabalhistas e contra as empresas públicas e as riquezas naturais de nosso país. E precisamos esclarecer a sociedade, especialmente a comunidade escolar, sobre a avalanche de retrocessos imposta pelo golpe parlamentar/midiático/jurídico de 2016.

Já foi disponibilizado na internet o material para fomentar o debate. Um livreto com textos voltados para a temática da semana, como “Reforma política”, “Reforma da Educação“, “Paulo Freire e a Defesa da Democracia”.