12 de setembro de 2018

Professor Élcio Verçosa é homenageado pelo Portal Quilombada

Portal Quilombada completa um ano de resistência e tem programação com Shows, sessões de autógrafos e muitos lançamentos nos dias

 

E o primeiro aniversário do Portal de Autores Alagoanos – O Quilombada – vem cheio de atrações. Haverá lançamentos de livros, apresentações culturais e muitas opções de leitura. A semana de aniversário acontece nos dias 11, 12, 13 e 14 de setembro, no Espaço Cultural Erva Doce, Doce Erva, no bairro de Ponta Verde, Em Maceió. O acesso é gratuito.

Na programação de amanhã (13), haverá uma homenagem da Edufal e da Uneal ao professor Élcio Verçosa, sócio-fundador do Sinteal que faleceu em maio deste ano.

Em parceria com as editoras Eduneal, Cesmac, Viva, Edufal e Imprensa Oficial, o Quilombada vai abrir as comemorações de aniversário com o pocket show da banda Divina Super Nova. O evento, que começa às 19h, terá ainda uma noite de autógrafos com os historiadores Douglas Apratto e Dirceu Lindoso; os economistas Cícero Péricles e Fábio Guedes, os educadores Jailton de Souza Lira e Ana Dayse Rezende Dórea, o historiador Sávio Almeida, a jornalista e especialista em gastronomia Nide Lins, Maísa Gomes Brandão Kullok e Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto.

Para Sebastião Medeiros, coordenador do Quilombada, manter o projeto com títulos somente de autores alagoanos é um orgulho, uma forma de fomentar e dar visibilidade a produção literária local. “Reunimos amigos, entusiastas e damos visibilidade à cultura do estado de Alagoas em geral. Temos da literatura infantil, a produção de materiais históricos, arte, poesia, ciência. Somos um portal completo para quem busca todo tipo de leitura”, afirmou.

Em um ano de trabalho, o Quilombada realizou duas importantes feiras literárias que democratizaram o acesso dos alagoanos a livros que só podiam ser encontrados dentro das universidades do estado. “Nosso maior desafio é levar a produção das universidades ao público em geral. Alagoas possui muitos talentos que precisam ser conhecidos e o Portal Quilombada é essa porta de entrada”, destacou Sebastião Medeiros.