11 de outubro de 2018

Eleições do Sinteal chegam, enfim, à reta final

Decisão (pelo voto democrático) da categoria será conhecida nesta 5ª feira (11)

Depois de dois dias (09 e 10 de outubro) com as/os filiadas/os ao sindicato votando democraticamente para eleger a próxima diretoria executiva estadual e as diretorias dos onze núcleos regionais, além do conselho fiscal da entidade, as 170 urnas (fixas e volantes) disponibilizadas para o pleito começaram a ser abertas às 23h30 desta 4ª feira (10), e os votos apurados sob o acompanhamento e orientação da Comissão Eleitoral Geral, presidida por Américo Sampaio, indicado pela Justiça do Trabalho no Estado de Alagoas.

Para um inédito mandato de quatro anos (2019-2022) à frente da executiva estadual da entidade – decidido pelas/os delegadas/os eleitas/os pela categoria no último Congresso Estadual do Sinteal -, concorrem duas chapas: Chapa 1, “Luta, Unidade e Compromisso”, que tem como candidata a professora Consuelo Correia, atual presidenta; e a Chapa 2, “Unidade, Resgate e Ação”, tendo à frente a professora Enaura Fernandes.

Já em relação aos onze núcleos regionais, o processo eleitoral tem chapa única em Santana do Ipanema, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Penedo, Rio Largo e Matriz de Camaragibe. Há disputa entre as chapas “Luta, Unidade e Compromisso” e “Unidade, Resgate e Ação” pelo voto da categoria nas regionais de São Miguel dos Campos, Arapiraca e Delmiro Gouveia. Já na Regional Viçosa, três chapas concorrem à eleição.

As 170 urnas eleitorais tiveram a seguinte distribuição: 125 foram enviadas para todas as regiões do interior do estado e as 45 urnas restantes foram distribuídas em escolas em Maceió, e também na sede do Sinteal.

Em acordo feito entre representantes das duas chapas com a Comissão Eleitoral Geral, a apuração dos votos teria início às 22h00 desta quarta (10), mas houve um atraso. A expectativa é que o resultado final seja conhecido e publicado no site, fanpage no facebook e instragram do sindicato nesta quinta-feira 11 de outubro.