28 de novembro de 2018

Sinteal participa de seminário internacional sobre educação pública em SP

Representado por sua presidenta, Consuelo Correia, e por sua secretária geral, Girlene Lázaro (que também é diretora da CNTE), o Sinteal participou, nesta 3ª e 4ª feira (27 e 28/11), em São Paulo (SP), do Seminário “Retrocessos e Consequências da Reforma do Ensino Médio e da BNCC para a Educação Básica no Brasil”, realizado em conjunto pela Internacional da Educação (IE), pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e pela PROIFES – Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico. O seminário faz parte da Campanha Mundial de Combate à Privatização da IE e conta com o apoio solidário da FES (Fundação Friedrich-Ebert-Stiftung), entidade com sede na Alemanha, que suporta ações para a formação política e social de defesa à democracia e do pluralismo de ideias, em todos os continentes.

Além das palestras de representantes de várias entidades e instituições da educação, o evento, em seu segundo dia, teve encaminhamentos de luta contra a globalização e a mercantilização da educação pública, teve palestra do doutor em Educação Jessé Souza, sociólogo e professor titular da UFABC (Universidade Federal do ABC) e pesquisador, autor de diversos livros, dentre os quais “A Elite do Atraso” e “A Classe Média no Espelho”.

A secretária geral do Sinteal, Girlene Lázaro, presidiu uma das mesa de debates durante o seminário.