11 de dezembro de 2018

Justiça e punição aos culpados pelos assassinatos dos militantes do MST na Paraíba

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, entidade representativa dos profissionais da educação básica pública brasileira, vem a público exigir punição aos culpados pelos assassinatos de José Bernardo da Silva e Rodrigo Celestino, coordenadores do acampamento Dom José Maria Pires, localizado em Alhandra – PB, onde ocorreram as mortes.

A luta pelos direitos de trabalhadoras e trabalhadores está sendo violentamente atacada de maneira oficial e extraoficial. As posições do governo eleito e seus asseclas, muitos inclusive indicados para ministérios estratégicos, promovem a violência e a criminalização dos movimentos sociais. A sensação de impunidade estimula a justiça pelas próprias mãos e fortalece a ação de milícias armadas seja no campo ou na cidade.

E assim o estado de exceção se estabelece no Brasil. Ataques, assassinatos e impunidade são resultado do autoritarismo e provocam ações fascistas e o aumento assustador da violência no país.

A CNTE exige celeridade nas investigações e punição aos culpados. Lutar por terra, alimentos e pelo sustento de suas famílias não é crime e a justiça precisa ser feita.

Nossa solidariedade às famílias de Rodrigo e José Bernardo. Nosso apoio ao Movimento Sem Terra e à justeza de suas reivindicações.

Lutar não é crime.

Pela apuração dos assassinatos e por justiça.

Brasília, 10 de dezembro de 2018.

Diretoria Executiva da CNTE