11 de dezembro de 2018

Sinteal cobra à Semed respostas sobre Calendário 2018 e 1/3 da hora-atividade

A presidenta e a vice-presidenta do Sinteal, Consuelo Correia e Célia Capistrano, e a secretária de Imprensa e Comunicação, Patrícia David, estiveram na tarde desta terça-feira (11), na Secretaria Municipal de Educação de Maceió, quando se reuniram com a secretária-adjunta Maridalva Campos para cobrar respostas em relação a dois assuntos atuais e importantes e de grande repercussão junto à categoria: nova formatação do Calendário 2018 e o não cumprimento do 1/3 da hora-atividade.

Segundo Consuelo, “as informações que chegam da nossa base de trabalhadoras e trabalhadores da educação municipal difere das informações que, com esforço, conseguimos levantar, por isso resolvemos vir à Semed para ter as respostas diretamente do gestor”.

O saldo da reunião não foi completo, mas, no caso do cumprimento do 1/3 da hora-atividade, a secretária-adjunta Maridalva Campos garantiu às diretoras do Sinteal que a Semed defende integralmente este direito. As sindicalistas cobraram uma resposta mais clara e efetiva da Semed quanto ao assunto.

No caso do Calendário 2018, a informação repassada pela gestora é a de que, de acordo com a Portaria 0194/2018, as escolas precisavam apresentar, até quinze dias após a publicação, um plano de organização de calendário construído com os Conselhos Escolares e aprovado ao Setor de Normas e Legislação da Semed. A secretária-adjunta da Semed disse, ainda, que as escolas têm opções de planejamento, mas a exigência do cumprimento da legislação é inegociável.

“O que nos causa estranheza é que vários calendários foram rejeitados, não respeitando as especificidades escolares e mesmo a autonomia dos Conselhos, e é isto o que o Sinteal defende”, enfatizou a vice-presidenta do Sinteal, Célia Capistrano.

O Sinteal continuará cobrando respostas e defendendo a autonomia das escolas.