12 de dezembro de 2018

Sinteal e núcleos regionais participam de reunião sobre Fundef com advogado Nivaldo Barbosa Jr

O Sinteal promoveu, hoje (12) à tarde, em sua sede, no Mutange, uma importante reunião do advogado Nivaldo Barbosa Jr, do escritório Almeida & Barbosa Jr. Advocacia, contratado pelo sindicato, com diretoras/es da executiva estadual e dos núcleos regionais, e que teve como principal objetivo o repasse das últimas informações sobre as ações do FUNDEF (precatórios) e orientações quanto às próximas ações a serem encaminhadas. O advogado também repassou para a plenária da reunião as informações das reuniões mais recentes com o deputado federal JHC, que é o coordenador nacional de fiscalização dos recursos “atrasados” do FUNDEF.

Diante das últimas notícias vindas do Tribunal de Contas da União, com decisões que atacam diretamente os direitos das/os trabalhadoras/es do magistério, o final de ano se apresenta como momento de reorganização e de reforço da luta. Segundo o Drº Nivaldo Barbosa Jr, em Alagoas houve, no Tribunal de Justiça de Alagoas, decisão favorável à luta do Sinteal e do magistério, “que nos incentiva a não esmorecer, porque esta briga é contra as prefeituras e suas forças políticas”. O advogado insistiu que é preciso reiterar às prefeituras que as verbas do FUNDEF são dos trabalhadores, “e o Sinteal precisa também investir na campanha de mídia para convencer a população sobre a importância do FUNDEF no que diz respeito à valorização do magistério e, por conseguinte, da melhoria da qualidade da educação pública”.

Em sua fala, a presidenta do Sinteal, Consuelo Correia, conclamou todos os núcleos regionais a reforçar a luta da entidade por todo o estado, afirmando que “nós não podemos nem iremos recuar no propósito de nossa luta, independentemente de decisões que prejudiquem a caminhada, como a que vimos recentemente no Tribunal de Contas da União, em Brasília”.

“Vamos continuar indo ao Tribunal de Justiça, vamos aos juízes e desembargadores, iremos às comarcas, procuraremos os prefeitos, enfim, apresentaremos parecer sobre os nossos direitos e seguiremos em frente nessa luta, que é justa, que é nossa. É fundamental que não haja recuo, e não vai haver recuo”, disse Consuelo.