18 de janeiro de 2019

Secretarias do Sinteal planejam ações integradas para 2019

Mulheres, políticas sociais e formação reuniram no Sinteal na tarde desta quinta-feira (17)

Em uma iniciativa coletiva para fortalecer a atuação do Sinteal em áreas importantes da luta, foi realizada nesta quinta-feira (17) uma reunião entre as secretarias da mulher, das políticas sociais e de formação sindical, na sede do sindicato, em Maceió. Durante toda a tarde, as dirigentes discutiram estratégias e ações integrando o coletivo da mulher e o coletivo antirracismo, observando as datas de lutas e a importância das políticas sociais na efetivação da cidadania.

Marluce Remígio, secretária de políticas sociais, ressalta os aspectos positivos das ações conjuntas. “Questões como raça e gênero tem sido problemas estruturais da nossa sociedade, e a educação exerce um papel fundamental nesse debate, principalmente no momento de ameaça de retrocesso em que o país se encontra. Junto com a formação, queremos dialogar com a nossa categoria e fortalecer o enfrentamento em defesa de uma geração humana e igualitária”.

A secretaria de formação se propõe a fortalecer toda a classe da educação empoderando as pessoas através do conhecimento e construindo a organização coletivamente. A secretária Neide Aparecida acredita que é importante atuar ao lado das outras. “Estamos começando esta gestão com um passo à frente, a formação tem o papel de trabalhar todos os temas, e para isso é fundamental estar em sintonia com as outras secretarias”.

Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher (8 de março), a secretária de mulheres Aparecida Almeida já planeja ações para a categoria que tenham desde a sua concepção, a participação das outras secretarias. “a programação vai ser fruto de uma reflexão conjunta, já que o novo governo do país tem atacado tanto a educação e a igualdade de gênero. Queremos defender os direitos de todas e trazer formação contra o preconceito em nossas atividades”.