O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (SINTEAL) é uma instituição que atua na defesa de professoras (es) e funcionárias (os) do ensino básico na rede pública de Alagoas. A entidade é reconhecida como representante legal da categoria, com o aval dela própria através da filiação.

Filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o Sinteal participa ativamente de todas as lutas de interesse da classe trabalhadora, em especial as da educação. Mas também tem marcado sua história como entidade participante das lutas gerais dos trabalhadores e do povo brasileiro.

Através do Sinteal, Alagoas participou ativamente de conquistas históricas para todo o país, como o reconhecimento das(os) funcionárias(os) de escola como educadores, através da lei 12.014/2009, e a implantação do Piso Salarial Profissional Nacional para o magistério, com a lei 11.738/2008.

Além de construir a luta por direitos trabalhistas, o Sinteal apóia movimentos sociais e participa de comissões, conselhos, fóruns e conferências que tem o objetivo de melhorar a educação e/ou transformar a realidade social do nosso país.

A diretoria que encaminha a luta é eleita por votação direta a cada três anos. Com núcleos regionais e municipais espalhados por todo o Estado, o Sinteal não se restringe somente à capital. Acompanha a atuação de gestores, denunciando os problemas sempre que necessário.

IMG_4064

 

Patrimônio

Hoje, a sede fica localizada em um casarão, localizada no bairro do Mutange, em Maceió. O imóvel pertence ao próprio Sinteal, que está contruindo um Salão de Atividades Múltiplas no mesmo local.

Temos também um Balneário em Riacho Doce, litoral Norte do Estado. Nosso balneário é aberto aos domingos para que filiadas e filiados possam desfrutar momentos de lazer ao lado de suas famílias.

    IMG2496

 

 

 

 

 

Sinteal Em Canto

O coro “Sinteal Em Canto” surgiu em 2010, a partir de um planejamento da direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas – Sinteal, voltado para a necessidade da valorização da arte e da cultura.

Sua criação ganhou ainda mais corpo a partir da comunhão entre um grupo de trabalhadores/as da base da categoria, que já vinha desenvolvendo um trabalho dentro da Secretaria Municipal de Educação de Maceió.

Com a decisão do Sinteal de assumir a continuidade, agora de forma mais efetiva e assiduamente organizada – com ensaios na sede e garantias na estrutura de funcionamento -, o “Sinteal Em Canto” faz sua estreia no mês de junho de 2010, com uma apresentação no tradicional “Forró do Sinteal”, com ampla aprovação da plateia para os números musicais voltados para a época junina.

Tendo à frente o competente maestro-regente Gustavo Campos de Lima, o “Sinteal Em Canto” atualmente conta com a participação de 30 componentes, professores/as e funcionários/as da educação das redes estadual e municipal, da direção do sindicato e da base da categoria, da ativa e aposentados/as.

vozesnachapada(118)

Acompanhe a atuação do Sinteal na sociedade

1.      No Conselho Estadual de Educação: onde atuamos nas discussões para a formulação de políticas de educação, a exemplo do Plano Estadual de Educação.

2.      No Conselho Estadual de Alimentação Escolar: onde, entre outras deliberações, atuamos no acompanhamento da aplicação de recursos federais advindos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e no monitoramento da compra e qualidade dos alimentos adquiridos para a merenda dos alunos da educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos).

3.      No Conselho Municipal de Alimentação Escolar: onde acompanhamos e fiscalizamos a aplicação dos recursos destinados à alimentação escolar, mantendo-se vigilante quanto à qualidade, prazo de validade e até o preparo dos cardápios oferecidos nas escolas.

4.      No Conselho Municipal de Educação: onde contribuímos para o processo de democratização das decisões sobre a Educação, no âmbito municipal, envolvendo as áreas de educação infantil, ensino fundamental (1ª a 4ª séries), ensino fundamental (5ª a 8ª séries), ensino supletivo, ensino profissionalizante e educação especial.

5.      No Conselho Municipal – Assistência Social/Comissão para Elaboração do Plano de Cargos, Carreira e Salários da Assistência Social do Município de Maceió: onde atuamos participando das reuniões de debates voltadas à construção de políticas e planos ligados à assistência social, bem como dos projetos orçamentários voltados à área.

6.      No Conselho Estadual – Assistência Social: onde atuamos nas discussões em relação às políticas e planos de assistência social, no acompanhamento e votação de propostas orçamentárias da assistência social e no aprimoramento das políticas estaduais voltadas à assistência social.

7.      Na Comissão Municipal do PETI: onde acompanhamos, fiscalizamos e buscamos garantir a execução do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), do governo federal.

8.      Na Comissão Estadual do CONSEA: onde participamos de discussões propositivas voltadas relação às políticas de segurança alimentar e nutricional.

9.      Na Comissão Gestora de Avaliação de Plano Estadual de Educação: onde participamos de maneira efetiva da avaliação periódica do PEE, objetivando, entre outras conquistas, a erradicação do analfabetismo, a universalização do ensino e a oferta de uma educação pública de qualidade e cidadã.

10.  Comissão de Revisão do Plano de Cargos de Carreira do Magistério (SEMED): onde objetivamos a revisão do PCC do magistério, incluindo os funcionários de escola, a luta pela implantação de novos e justos mecanismos de avaliação de desempenho do servidor, bem como a atenção dos gestores da área da educação quanto à necessidade de regras diferentes, como regência e tempo para aposentadoria da categoria.

11.  No Conselho Estadual do Fundeb – CEFUNDEB: onde acompanhamos a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundeb em âmbito estadual, entre outras atribuições que envolvem até mesmo o acompanhamento da aplicação de recursos quanto ao transporte escolar e ao ensino de jovens e adultos.

12.  No Conselho Estadual de Entorpecentes/Conselho Municipal de Entorpecentes: onde contribuímos no debate buscando a construção de políticas públicas de prevenção e combate às drogas, principalmente entre crianças e jovens, com a participação efetiva das instituições da sociedade civil organizada e dos governos (federal, estaduais e municipais).

13.  Na Comissão de Elaboração do Edital do Concurso de Monitores da SEE: onde de forma democrática o sindicato admite participar, mas colocando sempre em evidência o nosso posicionamento – em caráter irrevogável – a favor da realização de concursos públicos para a área da educação (magistério, administrativo e apoio).

14.  No Comitê do Meio Ambiente:

15.  No Conselho Estadual de Direito da Criança e do Adolescente:

                                I.            Fórum do Conselho da Criança e do Adolescente:

                              II.            Fórum da Escola do Campo:

16.  No Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente: onde acompanhamos e cobramos o cumprimento dos objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, no âmbito do Ministério da Educação (MEC), além do cumprimento de metas dos programas de formação inicial e continuada para profissionais do magistério, entre outras atribuições.

17.  Na Comissão de Avaliação de Desempenho de Maceió: onde a nossa luta é em defesa de uma avaliação de desempenho que não tenha como objetivo a “criminalização” do magistério, em favorecimento à privatização do ensino público, e uma atuação totalmente contrária à programas de meritocracia, por entendermos que não é este o caminho para se chegar a um melhor qualidade do ensino público e à construção de efetivas políticas de valorização e qualificação do profissional do magistério.

18.  Na Comissão de Elaboração do Documento de Política de Formação da Semed: onde atuamos em defesa de política sistemática para a formação continuada dos professores (com investimento maciço na formação inicial dos mesmos), dentro das ações do PAR/PDE, no qual o Estado fez a adesão, que permita e facilite a atualização dos docentes da rede pública municipal, inclusive com a criação de centros de formação docente, da efetiva articulação das redes de ensino, cobrando também eficiência dos gestores escolares no que diz respeito à criação e desenvolvimento adequado de programas de formação.

19.  Na Comissão Estadual para Elaboração das Políticas de Atendimento às Pessoas com Deficiência: onde defendemos os direitos que às pessoas com deficiência tem de igualdade em relação às políticas públicas, que envolvam acessibilidade, transporte, saúde, educação, concursos públicos, oportunidades de qualificação e de emprego, enfim, de inserção social desses cidadãos e cidadãos em nível de Alagoas e de Brasil.

20.  Na Comissão de Direitos Humanos da OAB/AL: onde atuamos de maneira destemida e sem trégua contra a violência à pessoa humana, a favor do cumprimento da garantia de seus direitos, em respeito à vida e à cidadania.

21.  No Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas/ Focco – AL: onde participamos ativamente da difícil, mas necessária luta contra a corrupção, buscando a conscientização da sociedade (em particular os jovens) com relação à gravidade das práticas de corrupção que atingem os recursos públicos do Estado de Alagoas e do Brasil como um todo, cobrando dos órgãos de controle social o seu papel de fiscalizadores da honesta aplicação dos recursos públicos.

22.  No Fórum de Educação Infantil: onde atuamos na firme e mais do que justa e urgente defesa do direito constitucional à educação para as crianças de 0 a 5 anos de idade, a efetivação dos direitos fundamentais das crianças assegurados por lei, o investimento em projetos de formação inicial e continuada dos profissionais de Educação Infantil (visando a sua qualificação específica e ampla), entre outras atribuições.

23.  No Fórum de Educação de Jovens e Adultos: onde buscamos contribuir no encaminhamento de soluções de problemas ligados à Educação de Jovens e Adultos, a exemplo da luta pela formação continuada dos profissionais da EJA e na definição de políticas públicas em relação à mesma.

24.  No Comitê do PAAR (Programa de Ações Articuladas) Municipal: onde defendemos e acompanhamos a execução dos programas financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a exemplo do Fundeb, do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), além de acompanhar e intervir em relação á situação educacional no Estado de Alagoas, entre outras deliberações.

25.  Na Comissão da PSS da Educação Indígena da SEE e de Difícil Acesso do Município de Maceió: onde lutamos por melhores condições de trabalho e de valorização dos professores das escolas indígenas, a partir da maior seriedade dos gestores quanto à utilização dos recursos advindos do Fundeb para essa área. Na segunda Comissão, dois dos objetivos mais importantes da nossa atual é garantir gratificação justas para todos os trabalhadores da educação (professores e funcionários) e garantias efetivas de transporte para facilitar o acesso desses profissionais às escolas localizadas em área de difícil acesso.

26.  No Fórum Permanente de Diversidade Étnico-Racial: onde, entre outras atribuições, acompanhamos e avaliamos a implantação e disseminação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena nas redes públicas e privadas de ensino no Estado de Alagoas.