24 de maio de 2012

Pesquisa vai subsidiar elaboração de programas para aposentados

Pesquisa vai subsidiar elaboração de programas para aposentados Integrantes das secretarias de aposentados dos sindicatos filiados à CNTE se reuniram hoje (23) na sede da entidade para discutir a realização de pesquisa que irá mapear as perspectivas da categoria sobre a aposentadoria. O levantamento, coordenado pela pesquisadora e professora de pós-graduação em Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) Ione Vasquez, vai subsidiar a criação de programas com o intuito de ajudar os docentes a planejar o final de sua carreira e aproveitar essa fase da vida com qualidade. Ao abrir o evento, o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão, afirmou que os sindicatos devem estar atentos às necessidades dos professores aposentados e salientou a necessidade da pesquisa. “As direções dos sindicatos têm que estar atentas para entender que essas pessoas ainda têm uma importância muito grande. Precisamos conhecer um pouco mais sobre quem somos e o que vamos fazer no futuro. Porque os aposentados têm vida pela frente e precisam aproveitar essa vida da melhor maneira possível”, salientou. Segundo a professora Ione Vasquez, a previsão é que haja o aumento da expectativa de vida do brasileiro, da média atual de 73 anos para 83, em 2050. Com isso, também se alteram as expectativas para a aposentadoria. Da mesma forma, o final da carreira é desigual para os profissionais de ensino, dependendo da região e do setor onde trabalham – se público ou privado. “Uma parte continua na ativa porque quer continuar trabalhando. Outra porque as condições financeiras não permitem que ele pare”, explica. Além da questão financeira, a pesquisadora também levantou a necessidade de discutir quais atividades irão preencher o tempo dos docentes após o afastamento do magistério. “As atividades extra-trabalho são importantes para a saúde do trabalhador. Senão, essa falta de perspectiva do que fazer pode causar ansiedade e gerar doenças”, afirmou Ione. Com base nessas explicações, o Secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários da CNTE, Joaquim Juscelino Linhares Cunha, afirmou que a ideia da pesquisa é ajudar os professores e demais trabalhadores da Educação a se prepararem para a aposentadoria. “Com essa pesquisa em mãos, a Confederação vai definir um programa, através de cartilhas, para que o aposentado tenha orientação para uma vida saudável e com saúde. Envelheça e se aposente, mas com uma vida de qualidade. Através das nossas afiliadas em todo o Brasil, a CNTE vai elaborar programas para desenvolver em cada estado, em cada núcleo”, afirmou o dirigente. O levantamento vai coletar informações sobre as condições de trabalho dos docentes que estão perto de se aposentar e daqueles que já estão fora da ativa. Os dados vão abranger profissionais do magistério das capitais e grandes metrópoles. (CNTE, 23/05/12)