29 de junho de 2012

Tradição e alegria no Arraiá do Sinteá

Sorteio de balaios, comidas típicas, decoração junina, clima de confraternização, crianças soltando fogos, muito forró e quadrilha: essa foi a receita de sucesso de mais um “Arraiá do Sinteá”. Realizado nesta quinta-feira, 28, no Espaço Multieventos do Sesi em Maceió, o festejo reuniu trabalhadoras e trabalhadores da educação de Alagoas, além de convidados ilustres e personalidades locais. Foi um momento de alegria e renovação de esperanças, já que em meio a muitas dificuldades, a categoria comemora algumas conquistas históricas obtidas nesse primeiro semestre de 2012.

Presidenta fala sobre avanços da categoria

No início da festa a presidenta Célia Capistrano falou sobre a reformulação do Plano de Cargos e Carreiras da rede estadual de ensino, incluindo toda a categoria. “O Sinteal está presente na comissão mista, participando de todas as etapas. O professor Milton Canuto está acompanhando pessoalmente. Na próxima etapa vamos apresentar o plano à categoria, para que possamos esclarecer todas as dúvidas antes mesmo da aprovação”, disse ela. “É um momento histórico, estamos sofrendo perdas ano a ano, e é hora de reparar isso. Queremos respeito à carreira de todas/os as/ os profissionais da educação merendeira, vigia, serviços gerais, administrativo e professor, e em todos os níveis. Vamos lutar até o fim pela aprovação desse PCC.”

Vice-presidenta comemora conquistas nos municipios

Logo depois, a professora Consuelo Correia, vice-presidenta da entidade, destacou as conquistas nas redes municipais de todo o Estado. “Foi muito difícil, percorremos o Estado inteiro cobrando e negociando com os gestores, mas hoje podemos comemorar que saímos na frente em nível nacional! Mais de 70 municipios alagoanos já cumprem piso e carreira”, festejou. Além disso, ela lembrou da aprovação do Plano Nacional de Educação na Câmara dos Deputados, que contemplam os 10% do PIB do país para a educação. Depois de muita luta da classe trabalhadora. “É um ganho para toda a sociedade brasileira”.

Com as boas notícias, a noite foi só de alegria. Fineza e banda comandaram o forró até 1h da manhã, com o salão lotado. Antes do Trio Gogó da Ema dar continuidade, a diretoria do Sinteal ainda sorteou dois recheados balaios juninos entre os filiados presentes. O ponto alto da noite foi a tradicional quadrilha improvisada, que mesmo começando depois das 2h da manhã teve forte participação, com muito fôlego e energia. “É a maior quadrilha que eu já puxei, que coisa linda”, dizia a cantora do Trio Gogó da Ema.

Confira a cobertura fotográfica completa a partir da próxima terça-feira (03/07), no facebook oficial do Sinteal (http://www.facebook.com/sinteal).