27 de setembro de 2012

NOTA PÚBLICA – Sobre a Educação no Estado de Alagoas

NOTA PÚBLICA

O SINTEAL – Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas tem se destacado há duas décadas não apenas como entidade representativa da categoria, mas como a VOZ da Sociedade Civil alagoana em DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA. O Governo do Estado de Alagoas, há 06 anos, desenvolve uma política desastrosa na Educação estadual, e seus resultados foram captados na avaliação nacional do IDEB (Índice da Educação Básica): toda a rede estadual caiu de rendimento nos últimos anos e puxou a média final de Alagoas para baixo, o PIOR RESULTADO DO PAÍS. Escolas sucateadas; reformas intermináveis e de baixa qualidade; 07 anos sem concurso público; falta de professores em matérias obrigatórias; ano letivo interrompido e em algumas escolas, anulado; desmonte das equipes técnicas e alta rotatividade dos gestores da educação, tudo resulta em sérios prejuízos para a juventude alagoana e demonstra a REPROVAÇÃO da gestão pública estadual. Neste ano de 2012 retomamos as negociações para a reformulação do Plano de Cargos e Carreiras dos Trabalhadores da Educação, que envolve magistério e funcionários de escolas, visto que a receita do FUNDEB permite a correção de distorções existentes. Trabalhamos por mais de seis meses em comissão técnica e acompanhamos a sua tramitação burocrática, num grande esforço diplomático, pois o SINTEAL sempre defendeu e defende a EDUCAÇÃO como Política Pública, que deve ser assegurada por qualquer governo, com respeito à GESTÃO DEMOCRÁTICA, isto é, com a participação de toda a sociedade. Infelizmente, o governo do Estado suspendeu as conversas de forma unilateral e arbitrária e partiu para uma política antissindical de ataque à representação dos trabalhadores. A prisão do presidente do Sindicato dos Médicos e a partidarização do representante do governo contra o SINTEAL são gestos desesperados de uma gestão que tenta silenciar as denúncias porque se mostra incapaz de oferecer EDUCAÇÃO, SAÚDE e SEGURANÇA PÚBLICA de qualidade à população. Mesmo com o apoio do Governo Federal, que tem destinado cada vez mais recursos ao Estado por apresentar os piores índices sociais e de violência do país, Alagoas caminha na contramão do desenvolvimento que nossos vizinhos já experimentam, com uma administração incapaz de implantar as políticas sociais e atender os direitos de cidadãos e cidadãs. A tentativa de intimidação aos diretores de escolas e trabalhadores da educação, o desrespeito para com o Sindicato, o descaso e o caos instalados por esta administração são obstáculos que a brava categoria dos trabalhadores(as) da educação saberá enfrentar mais uma vez. Não nos acovardamos nem recuamos em DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL e iremos às ruas REIVINDICAR E DENUNCIAR! Chamamos a população de Alagoas para pressionar este governo por SERVIÇOS PÚBLICOS DE QUALIDADE: DIREITO DE TODOS, DEVER DO ESTADO!