26 de setembro de 2012

Rede estadual realiza assembleia e a Marcha em Defesa do PCCS

Rede estadual realiza assembleia e a Marcha em Defesa do PCCS Sindicato reafirma posição de que não aceitará provocações que atrapalhem aprovação do plano Dando mais uma lição de unidade, organização e combatividade, as/os trabalhadoras/es em educação da rede estadual realizaram mais uma assembleia geral na manhã desta 4ª feira (26/09), no Clube Fênix Alagoano, no Centro de Maceió, quando analisaram as últimas notícias sobre a luta do Plano de Cargos, Carreira e Subsídios (PCCS) e definiram, com a direção do Sinteal, as próximas estratégias de luta da categoria para dar celeridade a aprovação do plano. Após a assembleia, foi realizada uma Marcha em Defesa do PCCS, que percorreu as principais ruas do centro e terminou em frente à sede do Governo do Estado, onde, além das falações de diretoras/es do Sinteal, dos Núcleos Regionais e da base da categoria, foi realizada a “posse simbólica de luta” da nova diretoria eleita do Sinteal (triênio 2012-2015), que tem como presidenta a companheira professora Maria Consuelo Correia. Assembleia geral         Um ponto alto da assembleia foi a reafirmação de que o Sinteal e a categoria continuarão mantendo a firme e coerente postura de não aceitar qualquer tipo de provocação que atrapalhe o esforço que o sindicato vem fazendo para que seja aprovado o PCCS da rede estadual, em caráter unificado, que atenda a todos os servidores da educação – ativos e aposentados; professores e funcionários administrativos e de apoio. Outra afirmativa que diretoras/es do Sinteal deixaram bem clara é que o sindicato só buscará acordo que passem pela análise – em assembleia geral democrática e aberta – e pela decisão majoritária da categoria. Durante a realização da assembleia, o Sinteal entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Estado da Educação para confirmar a realização de uma audiência marcada para as 16h00 de hoje (4ª feira), tendo recebido a informação de que a audiência “estava mantida”. Em tempo: infelizmente, horas depois, quando da realização do ato em frente à sede do Executivo estadual, recebemos um telefonema da própria assessoria da SEE dando conta que, estranhamente, a “audiência estava cancelada”. “Força dos trabalhadores” Participando como sempre da luta da educação, o professor Milton Canuto de Almeida (ex-presidente do Sinteal e atual vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE) destacou na assembleia da educação que o Sinteal e a categoria tem “histórico de luta” e é nisto que reside a “força dos trabalhadores e trabalhadoras dessa área”. Canuto defendeu, mais uma vez, sua posição – que é a mesma do Sinteal – dando conta do direito integral que os/as aposentados/as tem em relação à paridade e à integralidade. Apoio à luta de outras categorias         O Sinteal e o professor Milton Canuto declararam apoio incondicional à luta dos servidores dos Correios (em greve nacional) e da classe médica (principalmente em virtude da prisão arbitrária do presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas). A assembleia contou com a presença do diretor Andre, do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Alagoas. Marcha Pró-PCCS e Ato Público         Assembleia realizada, com carro de som, discursos e palavras de ordem, diretoras/es do Sinteal e servidoras/es em educação realizaram, pelas ruas do Centro de Maceió, uma Marcha em Defesa do PCCS que terminou em frente à sede do Governo do Estado (mais conhecido como “Palácio de Vidro”, quando vários sindicalistas (diretoras/es do Sinteal e dos Núcleos Regionais e da base) discursaram defendendo a necessidade de urgência na aprovação do Plano. Posse simbólica e de luta         Melhor momento não poderia haver e, por isso, as/os trabalhadoras/es da rede estadual em educação aproveitaram o ato público em frente à sede do governo estadual para, mesmo debaixo de sol forte, realizar um “ato de posse simbólico e de luta” da nova diretoria do Sinteal para o próximo triênio (2012-2015), que tem como presidenta a companheira Consuelo Correia. Informação de última hora         O deputado Judson Cabral (PT), presente ao ato, trouxe para a categoria a informação de que manteve contato com o secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, tendo este prometido uma resposta em 24 horas para marcar o dia e a hora da audiência com o Sinteal. Também esteve presente, ao final da manifestação da educação, o deputado Ronaldo Medeiros (também do PT). Cartilha         Diretoras/es do Sinteal distribuíram na assembleia a Cartilha “Eleições Limpas”, editada pela Comissão de Educação e Política da Arquidiocese de Maceió. Próxima Assembleia Geral         Ficou definida que uma nova assembleia geral da rede estadual na próxima 4ª feira (03/10), às 09h00, também no Clube Fênix Alagoano, com dia de paralisação em defesa do PCCS.