4 de dezembro de 2017

Um ano após reforma, teto desaba em escola de Penedo

74d46721-2333-4dc2-ba2e-e38453b1d1c4Na manhã do último sábado (02), o teto da Escola Estadual Ernani Mero desabou. Apesar de ser um dia letivo, o incidente aconteceu antes do início das aulas, e por isso não houve feridos. O Sinteal cobra a responsabilidade do Governo, que promoveu reformas mal feitas e colocou as vidas de trabalhadoras/es e estudantes em risco.

97e4a9ae-a8ff-4122-b599-8f897c9c90ffRepresentantes do núcleo regional do Sinteal de Penedo estiveram no local para prestar solidariedade e cobrar providências do Estado. Os portões estavam fechados, e as sindicalistas estiveram também em outra escola, que está sendo reformada atualmente pela mesma empresa que fez a reforma na Ernani Mero, em 2016. Na visita, trabalhadoras/es da escola constataram que o material utilizado na reforma era de qualidade inferior ao antigo “A madeira antes era grossa, essa que desabou é mais fina”. Na manhã desta segunda-feira (04), o Sinteal voltou ao local e conferiu o estado da escola. Na ocasião, concedeu entrevista à imprensa.

Pelas redes sociais, a mãe de aluno Itana Karla manifestou sua indignação. “Se fosse um pouco mais tarde estaríamos agora chorando uma calamidade, onde cerca de 200 famílias seriam atingidas de uma forma devastadora. Revoltada com a falta de compromisso do poder público para com a segurança e vida das pessoas. Uma escola que foi reformada a pouquíssimo tempo (onde este mesmo telhado tinha caído), uma escola reformada para ser a modelo do Estado aqui em Penedo, simplesmente desaba o telhado NOVO sem nenhuma explicação ou motivo! Não precisa ser engenheiro, mestre de obras, ou algum profissional da área da construção para saber que nenhum telhado, muito menos um feito a pouco tempo, desaba assim do nada. Então o que se pode concluir é que pessoas incompetentes juntamente com materiais de baixa qualidade levaram a este acidente. Uma verdadeira vergonha para nosso Estado!”, desabafou ela.

b4ad8b96-d1fe-4660-97ac-935ada71754d“É importante que Governo do Estado priorize a educação pública e a integridade física da população tem sido responsável por problemas como esse. Reformas, que apesar de caríssimas não apresentam qualidade e segurança. O investimento em publicidade tenta convencer a população de que a realidade é outra, que Alagoas deixou os problemas no passado. Enquanto isso cobra de profissionais da educação que tenham compromisso, entrega e tragam resultados, mesmo sem condições adequadas de trabalho e salário. Essa é a formula perfeita do retrocesso em Alagoas”, disse a presidenta do Núcleo regional do Sinteal em Penedo.