22 de maio de 2018

Vitória em Passo do Camaragibe! Sinteal conquista reajuste 2018 e pauta de 2017

Após longa jornada de luta desde julho de 2017, com paralisações, denúncia no Ministério Público e muita resistência, o Sinteal conquistou avanços importantes para a rede municipal de educação em Passo do Camaragibe. Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (22), em Maceió, representantes da prefeitura apresentaram às dirigentes do Sinteal estadual (Darcir Acioli) e Regional (Ana Gomes) uma proposta que atende totalmente a pauta reivindicatória da categoria de 2018, e grande parte das pendências de 2017.

Ana Gomes, do núcleo regional de Matriz do Camaragibe, comemora o resultado do trabalho. “É uma conquista histórica, mais um município aplicando o percentual do piso nacional para todos os profissionais da educação, tanto professores quanto funcionários. Continuaremos na luta”, garantiu a liderança.

Além do reajuste de 6,81% aplicado em junho com retroativo a maio de 2018 para todos/as os/as trabalhadoras/es da educação, reconhecendo magistério e funcionários/as, como deve ser, a gestão se comprometeu a implantar o terço de hora-atividade na sua totalidade a partir do 2º semestre letivo desse ano. Sobre a pauta de 2017, que estava pendente, ficou garantido o enquadramento de todos/as os/as professores/as e funcionários/as por titulação e tempo de serviço, o pagamento do 1/6 de férias 2017 dos professores em 2 parcelas (junho e julho), o pagamento do 1/3 de férias dos funcionários 2017 imediatamente e, posteriormente, 1/3 de férias dos funcionários relativo aos anos anteriores a 2017 (o calendário será apresentado pela prefeitura).

Estiveram presentes na reunião, além das dirigentes do Sinteal Darcir Acioli e Ana Gomes, a Controladora Geral do Município de Passo do Camaragibe, o secretário de finanças e o secretário adjunto de educação, além de pessoas da base da educação. A assembleia com a categoria para aprovação da pauta acontece na próxima sexta-feira (25), em Passo do Camaragibe.