19 de junho de 2018

Sinteal conquista reajuste em Santana do Mundaú, Branquinha e União dos Palmares

As negociações com as prefeituras seguem intensas para o Sinteal. Na última semana, o núcleo regional de União dos Palmares fechou acordo com mais três municípios, garantindo direitos a trabalhadoras/es da educação. Desde abril foram enviados os ofícios reivindicando o reajuste do piso, fixado em 6,81%, apesar da resistência inicial de alguns gestores, os resultados foram positivos e a categoria aprovou.

Em União dos Palmares, a primeira proposta era de 3%, mas a mobilização do Sinteal fez avançar, fechando o acordo em 5% para todos/as os/as trabalhadores/as da educação, dividido em duas parcelas: 3.81% em junho (com retroativo a maio) + 1,19% em novembro.

Santana do Mundaú foi mais difícil, a prefeitura apresentou 0% inicialmente, com isso a categoria marcou uma paralisação, que ao ser comunicada sensibilizou a gestão. A proposta apresentada também foi de 5% para todos os professores em duas parcelas: 3% em junho + 2% em novembro.

O valor integral do reajuste do piso nacional para todos/as os/as trabalhadores da educação foi conquistado em Branquinha. Foi preciso várias rodadas de negociação, mas ao final os 6.81% foram garantidos. A implantação será implantada da seguinte forma: Para os professores – 3% em junho + 3.81 em outubro com retroativo a maio para ser pago em janeiro .Para os funcionários – 4% em junho + 4.41 em outubro com retroativo a maio para ser pago em janeiro.Esse percentual para os funcionários e para realinhar a tabela ao salário mínimo porque eles estavam abaixo do mínimo.