5 de outubro de 2018

5 de outubro – Dia Mundial do Docente

O direito a educação é o direito a um professor valorizado

O Dia Mundial do Docente é comemorado no dia 5 de outubro, aniversário da assinatura da Recomendação UNESCO/OIT sobre o Estatuto dos Professores, que ocorreu em 1966. A data é uma homenagem aos docentes de todo mundo, sobretudo aos que enfrentam salas de aula superlotadas, sofrem com a formação docente inadequada e com a falta de desenvolvimento profissional durante a carreira.

Na comemoração deste ano a Unesco defende que é preciso investir na qualificação dos professores. De acordo com dados de 2017 do Instituto de Estatística da UNESCO (UNESCO-UIS), 85% dos professores da educação primária em todo o mundo são formados. Contudo, esse número esconde disparidades regionais significativas. Por exemplo, na África Subsaariana, apenas 64% dos professores primários têm formação. No Sul da Ásia, essa taxa alcança 71%.

No Brasil, a CNTE aproveita a data para defender não só a qualificação permanente dos trabalhadores da educação, como também a valorização de todos os profissionais. É preciso garantir as condições de trabalho para os que estão em exercício na escola e nas secretarias de educação, tornando a profissão atrativa com salário digno, jornada compatível com os afazeres escolares, inclusive para garantir a presença de todos os profissionais em cursos de formação inicial e continuada e no processo de elaboração e condução dos projetos político-pedagógicos das escolas.

Para isso, neste momento que antecede as eleições, a CNTE alerta todos os cidadãos para que votem em candidatos comprometidos em destinar recursos para uma educação pública que valorize professores e alunos.
Nesse sentido, candidatos que votaram em defesa da Emenda Constitucional 95 (que coloca um teto nos investimentos de saúde, educação e assistência social) não podem se reeleger! Para saber se o seu (a sua) candidato(a) votou em favor dessa emenda, acesse o site: http://politicoscontraaeducacao.com.br. Se encontrar o nome neste site, procure outra opção. O congresso brasileiro precisa de pessoas comprometidas em valorizar a educação.

 

Fonte: CNTE