7 de janeiro de 2019

Luta do Sinteal e da Educação em Maribondo começa 2019 com pendências de 2018

Após convocação feita pelo Núcleo Regional do Sinteal de Palmeira dos Índios, trabalhadoras/es em educação da rede pública municipal de Maribondo participaram, na manhã desta 2ª feira (07), na sede da Câmara Municipal de Vereadores, de assembleia geral – a primeira de 2019 -, que, principalmente, tratou do atraso do salário do mês de dezembro de 2018, dívida da administração Leopoldo Pedrosa (PRB).

As/os trabalhadoras/es debateram a situação com diretoras/es do núcleo regional, e analisaram a situação de pendências da administração municipal em relação à educação, que envolve, além dos salários de dezembro/2018 para servidoras/es ativas/os e aposentadas/os, o pagamento de 1/3 e 1/5 de férias e também os retroativos do último reajuste salarial.

A proposta apresentada pelo prefeito é de pagamento, até a próxima sexta-feira (11), do salário de dezembro/2018, e, até o final de janeiro, o pagamento das outras pendências com a categoria: 1/5 de férias e também os retroativos.

As/os trabalhadoras/es concordaram com a proposta da prefeitura, mas aguardarão em “estado de mobilização”, com perspectiva de uma nova assembleia de luta, caso o Executivo municipal não cumpra com o prometido.