25 de fevereiro de 2019

Caravana do Sinteal realiza ações em Penedo (criando o Coletivo de Aposentadas/os) e Piaçabuçu (reunião sobre calendário escolar)

Uma “Caravana do Sinteal”, formada pelas Secretarias de Aposentados e de Assuntos Municipais, pelo Núcleo Regional Sinteal/Penedo e com representante das/os delegados da base, realizou, na sexta-feira passada (22), pela manhã e à tarde, ações de luta e organização em Penedo (efetivando a criação do Coletivo de Aposentadas/os) e Piaçabuçu, que inclui entrevistas em duas emissoras de rádio, uma manhã de lazer e informação com aposentadas/os, além de uma reunião com trabalhadoras/es para discutir o calendário escolar.

As entrevistas concedidas nas rádios, segundo uma das companheiras entrevistadas, a professora Lenilda Lima (delegada de base), “foram importantes porque aproveitamos para levar o posicionamento do Sinteal sobre assuntos cruciais do momento, a exemplo da reforma da Previdência do Governo Bolsonaro, denunciando todo o grau de perversidade que ela trará, caso aprovada, para os trabalhadores e as trabalhadoras, como também para aposentados e aposentadas e o povo brasileiro em geral. Procuramos conclamar a categoria para a necessidade de organização em torno do sindicato, que é nossa representação maior de luta e de defesa de direitos”.

Lenilda lembrou, ainda, que, além do assunto da reforma previdenciária, as entrevistas também enfocaram a luta dos Sinteal e dos núcleos regionais em defesa da valorização dos/as trabalhadores em educação, da preocupante situação de adoecimento da categoria e um assunto também muito importante: a militarização das escolas. “Abordamos esse assunto com preocupação porque está claro que há um movimento de ocupação nas escolas para a implantação de uma educação militarista, utilizando-se como ‘desculpa’ o que seria uma doutrinação de esquerda no exercício da cátedra. Levamos, então, o posicionamento do Sinteal em defesa da escola como espaço pedagógico para educar”.

Outra ação realizada em Penedo foi a de uma manhã de lazer e de debate com companheiras/os aposentadas/os, momento para que as diretoras do Sinteal e do Núcleo Regional ouvissem pela voz das/os próprias/os aposentadas/os a realidade atual da categoria. Segundo a secretária de Assuntos Municipais do Sinteal, Darcir Acioli, “são debates nesse nível que irão contribuir para o objetivo do Sinteal, que é construir, em todas as regionais, o nosso Coletivo de Aposentados, e outros coletivos mais. Ouvimos as companheiras e os companheiros, mas também pedimos o engajamento de todos no agora criado Coletivo de Aposentados e Aposentadas, porque estar aposentado não é estar inativo, é continuar lutando por seus direitos, agora cada vez mais ameaçados em nosso estado e em nosso país”.

Assembleia em Piaçabuçu

À tarde, a “Caravana do Sinteal” teve como destino o município de Piaçabuçu, tendo como objetivo realizar uma reunião com trabalhadoras/es da base da educação, prejudicadas/os pelo calendário escolar apresentado pela prefeitura e pela Secretaria Municipal de Educação, que tem como um dos pontos a realização de 18 aulas aos sábados.

De acordo com a presidenta do Núcleo Regional do Sinteal em Penedo, Silverânia Santos, o saldo da reunião foi bastante positivo porque “além de debater diretamente com as trabalhadoras e os trabalhadores afetados por este calendário, aprovamos um novo modelo de calendário construído numa comissão ampliada de trabalhadores que tem a participação de representantes do Sinteal (a exemplo da professora Eliane Araújo de Oliveira, que é vice-presidenta da Comissão Municipal do Sinteal em Piaçabuçu), do núcleo regional e da base da categoria (a exemplo do professor Antunes Sansão), tendo como referência à legislação educacional, e compromissado com o fazer pedagógico, com o aprendizado dos alunos, a partir do debate democrático, e com argumentos efetivos, por exemplo, de que aulas aos sábados serão prejudicadas pelo esvaziamento, além de também ser prejudiciais a alunos e trabalhadores e trabalhadoras da educação”.

Entre outros pontos, a proposta de novo calendário reduz de 18 aulas para 08 aulas aos sábados e será entregue nos próximos dias à Prefeitura de Piaçabuçu e à Secretaria Municipal de Educação.

Fizeram parte da “Caravana” do Sinteal, pela executiva estadual, a secretária e secretária adjunta de Aposentadas, Margarida Alves e Ana Rozendo, respectivamente.