20 de fevereiro de 2019

Sinteal participa de assembleia do Movimento Unificado de Servidores Públicos de Maceió que tem críticas à Prefeitura e contra a Reforma da Previdência

O Sinteal participou, na manhã desta quarta-feira (20), no auditório do Sindicato dos Bancários do Estado de Alagoas, de assembleia convocada pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Município de Maceió, em mais uma atividade da campanha salarial 2019. As categorias de diversos sindicatos estão reivindicando da Prefeitura de Maceió a retomada da mesa de negociação, tendo em vista que os/as trabalhadores/as vêm acumulando perdas salariais. A assembleia de hoje serviu também para que diversas lideranças sindicais apresentassem posicionamento firme e contundente contra a Reforma da Previdência apresentada, nesta quarta-feira, no Congresso Nacional, em Brasília (DF), pelo Governo Federal, que atingirá gravemente todas as parcelas de trabalhadores/as brasileiros/as.

A presidenta do Sinteal, Consuelo Correia, reforçou a necessidade de manter a organização do movimento, buscando unir todas as categorias de servidores públicos para conseguir dobrar a intransigência do prefeito, “que, insensivelmente, não acena com nenhuma proposta para o movimento unificado”. Ela também criticou a reforma previdenciária apresentada, hoje, em Brasília, pelo Governo Bolsonaro, que, segundo a presidenta do Sinteal, trará perdas importantes aos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, “no nosso caso em particular, perdas substanciosas para os trabalhadores e as trabalhadoras em educação”.

A presidenta da Central Única dos Trabalhadores em Alagoas, Rilda Alves, em sua fala à plenária da assembleia, alertou que o ano é de grandes desafios e que já começou em janeiro com a data-base das categorias. “É preciso desconstruir e desmistificar o discurso do prefeito de Maceió que tenta vender a ideia de que o município não tem recursos, quando isto não é verdade”. Ela garantiu o apoio da CUT/AL ao Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Município de Maceió e disse que “a hora é de enfrentamento”.

O saldo final da reunião foi a definição de uma reunião na Secretaria Municipal de Gestão (Semge), no próximo dia 26 do corrente mês (uma terça-feira), com concentração e vigília de luta no pátio da secretaria.

Em tempo: ainda hoje à tarde, às 17 horas, também no auditório do SindBancários, o Sinteal estará acompanhando uma atividade de luta da retomada da Frente contra a Reforma da Previdência, cujo ponto principal será as palestras da economista e professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Luciana Caetano, e do também economista, professor da UFAL e cientista político José Menezes.