13 de março de 2019

Rateio do Fundef é pauta de reunião no Sinteal

O Sinteal realizou nesta quarta-feira (13), em Maceió, uma reunião para atualizar dirigentes da capital e do interior, e pensar estratégias de luta em defesa dos precatórios do FUNDEF. Participaram da atividade membros da direção estadual e os presidentas/es e tesoureiras/os dos núcleos regionais.

O Advogado Nivaldo Barbosa, que está representando o Sinteal e os trabalhadores da educação no processo, participou da reunião. Na ocasião, ele apresentou detalhes sobre o andamento dos processos e as dificuldades que tem sido encontradas, e discutiu junto aos dirigentes sindicais algumas estratégias de diálogo com os gestores municipais e os operadores da justiça.

“Estimo que atualmente nós tenhamos cerca de R$ 500 milhões bloqueados”, disse ele. Todas as liminares obtidas pelo Sinteal são relativas a 60% dos recursos, que deveriam ser repassadas a trabalhadores/as da educação, como estabelece a lei atualmente.

Nivaldo fez uma breve explanação e em seguida ficou a disposição dos dirigentes, respondendo dúvidas de todos. Os presidentes também aproveitaram a oportunidade para relatar como está sendo feito o debate nos municípios.

A atividade é uma iniciativa da direção do Sinteal para fortalecer a atuação da luta. “Acreditamos que realizar formação com nossos dirigentes é um trabalho permanente, que sempre precisa ser atualizado. Se a direção do núcleo regional não receber o repasse de informações, como vai poder atender a base e ter segurança no debate com os gestores? Por isso sempre estamos preparando momentos como”, explicou Consuelo Correia, presidenta do Sinteal.

Ficou marcada para o dia 16/04, uma nova reunião com o mesmo público e a mesma pauta, mantendo a frequência mensal de atualizações das informações.