17 de abril de 2019

Assembleias do Sinteal nos municípios fortalecem luta da educação

Delmiro Gouveia

As/os trabalhadoras/es da educação da rede municipal de Delmiro Gouveia também atenderam ao chamado do Sinteal e participaram de uma assembleia geral na tarde do dia 15. Na oportunidade, foram abordados alguns temas, como a Campanha Salarial/2019.

Com base em debates conduzidos pelo presidente do núcleo regional de Delmiro Gouveia, Pedro Pereira, a categoria votou e aprovou, por unanimidade, sendo apenas uma abstinência, o lançamento da proposta de 5% de ajuste salarial para o ano vigente. A diretoria do Núcleo já enviou ofício à Gestão Municipal e Secretária de Educação, informando a proposta da categoria e solicitando reunião, em caráter de urgência, para que as negociações tenham andamento.

Também foram feitos repasses de informações sobre precatórios do FUNDEF, sendo montada uma agenda de lutas, com ato público na próxima quarta-feira, 24, para pressionar a gestão municipal a respeitar os direitos da categoria.

Igaci

Em assembleia realizada pelo Sinteal no dia 12/04, com a rede municipal de educação de Igaci, foram repassadas informações sobre a data base e os precatórios do FUNDEF. A vice-presidenta do núcleo regional de Palmeira dos Índios, Helenice Lopes, levou os informes e deu início ao debate. Como encaminhamento, o Sinteal se comprometeu a fazer contato com a gestão municipal para introduzir as negociações.

Outra pauta da assembleia foi a formação da comissão sindical no município de Igaci. Foram eleitos os seguintes membros: Wagner Barbosa da Silva( Presidente), Jennifer Riane da Silva Ferreira( secretária), Carlos António Costa( tesoureiro), Luiz Henrique(1° vice-presidente), René Emilia Marques(2° vice-presidente) e Edilson Gomes de Lima – Tota – (3° vice-presidente).

Na ocasião, o departamento jurídico do Sinteal recolheu a documentação necessária com os filiados para dar andamento a processos de interesse da categoria.

Viçosa

Na tarde da última segunda-feira (15), aconteceu mais uma assembleia do Sinteal. Desta vez foi a rede municipal de Viçosa discutir data base, precatórios do FUNDEF, reforma da previdência e encaminhar a luta.