10 de abril de 2019

Sinteal realiza assembleia geral da rede estadual de educação

O Sinteal realizou, na manhã desta quarta-feira (10), uma assembleia geral da rede estadual de educação de Alagoas. Na pauta, a campanha salarial 2019 e a semana da educação.

Com a participação de representantes de todas as regiões do estado, a plenária discutiu a difícil realidade da educação pública e dos profissionais que estão sofrendo desvalorização e ataques do governo. “Os direitos que conquistamos com muita luta estão querendo destruir”, disse Consuelo Correia, presidenta do Sinteal.

Planejando uma programação de luta e enfrentamento para a Semana da Educação, as/os trabalhadoras/es presentes teceram duras críticas às gestões do Governo Estadual e Federal.

Em Alagoas, só esse ano já foi preciso lutar contra um desconto ilegal de 33% do rateio do Fundeb, o desrespeito à lei do piso e a total falta de respostas e diálogo sobre as pautas da categoria. “É um governo de live no facebook, que vive nas mídias sociais e não recebe a classe trabalhadora”, completou Consuelo.

A Semana da Educação é uma mobilização nacional em defesa da educação pública, em que sindicatos de todo o país promovem o debate sobre as principais demandas do setor em uma programação de luta.

As pautas nacionais são diretamente ligadas à realidade de toda a categoria. Além da Reforma da Previdência, que está na ordem do dia, a educação também está sendo atacada com cortes de recursos, interferência nos conteúdos e calendários, e muitos outros retrocessos.

Prevista para ser realizada de 22 a 29 de abril, a 20ª Semana Em Defesa e Promoção da Educação Pública tem como tema “Eu acredito e vou à luta”. Em Alagoas, a programação está sendo elaborada, mas o plano é incluir atividades de luta e elaborar uma carta dos educadores à sociedade.