20 de maio de 2019

Vitória em Dois Riachos! Sinteal garante reformulação do PCC, reajuste, e solução para dívida histórica

Na última quinta-feira (16), a secretaria jurídica e a secretaria de assuntos municipais do Sinteal estiveram reunidas, junto com a presidenta do núcleo regional de Santana do Ipanema, com o prefeito do município de Dois Riachos para discutir a pauta de reivindicações da categoria. Com avanços históricos, os resultados da reunião trazem conquistas para toda a categoria.

Depois de anos na pauta de reivindicações do sindicato, o Plano de Cargos e Carreiras finalmente será reformulado, reconhecendo todos os profissionais da educação. O técnico Milton Canuto já foi contratado para fazer estudo do impacto e apresentar proposta de novo plano.

O gestor também se comprometeu a trabalhar para aplicar um percentual de reajuste para toda a categoria, que deve ser feito na apresentação da proposta de reformulação do PCC.

“Esperamos que a prefeitura dê celeridade ao processo de reformulação, para que a implantação do reajuste seja feita o mais próximo da data base, que é maio”, disse Darcir Acioli, secretária de assuntos municipais do Sinteal.

No campo jurídico, outra conquista histórica. O processo judicial que teve sentença favorável ao Sinteal há mais de dois anos estava sendo cumprido pela metade. A ação trabalhista reconhece o direito de toda a categoria, mas a prefeitura na época só apresentou proposta de pagamento aos professores, deixando de fora os funcionários.

Finalmente a prefeitura reconheceu a obrigação de pagar os funcionários e concordou que os cálculos fossem feitos para efetivação do pagamento. O cronograma de pagamento deve sair em breve.