10 de junho de 2019

Comunicado Importante sobre o Arraiá do Sinteá!

A exemplo dos últimos anos, o SINTEAL colocou em seu calendário anual a realização da festa de São João para a categoria. Este tradicional evento reúne cerca de 4 mil (quatro mil) pessoas em um momento importante de confraternização entre os sócios e seus convidados. Nesse sentido, com muita antecedência, mais precisamente há mais de 60 (sessenta dias), o Sinteal vem procurando em Maceió um espaço adequado – e condizente com a atual realidade financeira da entidade – que comporte com segurança e conforto este universo de convidadas/os.

Contudo, até o presente momento, infelizmente não tivemos sucesso em relação ao aluguel desse espaço desejado, visto que os locais nos quais foram realizadas as últimas edições estão fora de funcionamento, e o custo das demais alternativas está fora da realidade financeira do sindicato. Com o calendário cada vez mais apertado em relação à festa, o Sinteal cogitou a possibilidade de um “Plano B”, qual seja, a realização do “Arraiá do Sinteá” no Espaço Cultural Profª Jarede Viana, localizado em nossa própria sede, no bairro do Mutange.

No entanto, tendo em vista a situação de apreensão vivida não só no Mutange, como também nos bairros do Pinheiro e Bebedouro com a divulgação do novo mapa de feições atualizado que coloca a sede do SINTEAL e toda a comunidade em que está inserido em estado de alerta, além da aproximação do período das chuvas que pode trazer, infelizmente, uma situação ainda maior de risco à comunidade, o que gera incertezas agravadas pela evidente inércia do poder público, que ainda não apresentou plano de trabalho para a solução dessas questões, a proposta alternativa também mostrou-se inexequível. Nesse sentido, o Sinteal optou por desistir da utilização do Espaço Cultural Profª Jarede Viana, em nome da segurança que uma festa do porte do “Arraiá do Sinteá” requer.

O SINTEAL tem a compreensão de que são tempos difíceis para os educadores. A desvalorização crescente tem feito com que nos engajemos ainda mais na agenda de lutas, com assembleias marcadas na rede estadual e redes municipais, além de greves e enfrentamentos contra a reforma da previdência e por valorização e reconhecimento profissional para a categoria. Temos a convicção de que as dificuldades do momento tornam ainda mais necessários os momentos de confraternização, contudo, neste momento, é inviável a realização de nosso Arraial.

Neste sentido, a direção do SINTEAL convoca cada trabalhador para engajar-se com ainda mais afinco na nossa agenda de lutas, e compromete-se em buscar as soluções necessárias para que ao fim do ano realizemos uma grande festa do servidor público da educação onde comemoraremos o aniversário de 31 anos de nosso sindicato.

Atenciosamente,

A direção.