22 de junho de 2019

Nota de apoio do Sinteal à greve dos jornalistas

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) vem a público declarar total apoio e solidariedade à GREVE  dos jornalistas profissionais de Alagoas, que neste momento enfrentam a tentativa de redução em 40% do piso salarial da categoria.

Em tempos de notícias falsas e de bombardeio de informações distorcidas pelas mídias sociais, é fundamental o papel de profissionais comprometidos com a verdade dos fatos para manter a população informada e imune a mentiras.

Esses trabalhadores são responsáveis diariamente por separar o que é fato e o que é falso,  dar visibilidade a pautas de interesse da sociedade, fazer denúncia, prestar serviço. Uma categoria valorosa que deve ser respeitada.

Sabemos que as empresas de comunicação não seriam nada sem os profissionais que produzem informação e imprimem credibilidade, são os trabalhadores que fazem a notícia chegar ao cidadão. É inadmissível que empresas de comunicação proponham reduzir o salário dos profissionais, e se recusem a um diálogo e negociação.

Reduzir 40% do orçamento de uma família é impor a precarização do trabalho, colocar em risco as condições mínimas de sobrevivência desse trabalhador, e consequentemente colocar em risco a qualidade do trabalho que é feito pelo profissional. Quem sofrerá os prejuízos disso é a sociedade.

O Sinteal faz votos de que a GREVE marcada para começar na próxima terça-feira (25) seja vitoriosa e fortaleça ainda mais o compromisso com o direito da população à informação.