12 de junho de 2019

Sinteal participa de programação do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Hoje (12/06) é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. A data será marcada com mobilizações em todo o país. Diversas instituições que compõem a Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil já estão promovendo eventos como audiências públicas, caminhadas, exposições, panfletagem e seminários, entre outros. Em Alagoas, o Sinteal participa desta luta permanente, e vai organizar uma ação nas escolas da rede pública.

As ações são parte da campanha Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar, realizada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Ministério Público do Trabalho (MPT). O objetivo é sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento. Nas redes sociais, a iniciativa é identificada pela hashtag #InfanciaSemTrabalho.

“A campanha é uma oportunidade para exigir do Estado brasileiro o cumprimento da meta de eliminar o trabalho infantil até 2025. Essa mobilização ganha importância com a participação dos Fóruns Estaduais, de municípios e entidades parceiras”, afirma Isa Oliveira, Secretária Executiva do FNPETI.

MUSEU DO AMANHÃ (RJ)
Um dos marcos da campanha ocorrerá no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. No dia 12 de junho, haverá rodas de debates, oficinas com adolescentes e apresentações culturais. Na mesa de abertura, às 10h, está previsto o lançamento oficial da campanha “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”, além da apresentação de dados sobre trabalho infantil, com representantes do FNPETI, OIT e MPT, entre outros. O evento é promovido pelo Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (FEPETI/RJ), em parceria com o Museu do Amanhã e instituições integrantes do Fórum do Rio de Janeiro. A entrada é franca. Confira a programação: https://bit.ly/2Vymc5a

DADOS NACIONAIS
O Brasil tem 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos trabalhando, de acordo com dados do IBGE (PnadC 2016). Eles trabalham na agricultura, na pecuária, no comércio, nos domicílios, nas ruas, na construção civil, entre outras situações.

Saiba mais sobre o trabalho infantil no Brasil: https://fnpeti.org.br/cenario

Veja também dados sobre acidentes e mortes de crianças e adolescentes que trabalham: http://bit.ly/2YLowYx

MOBILIZAÇÃO
A mobilização de 2019 faz parte também da celebração dos 25 anos do FNPETI, dos 100 anos da OIT e dos 20 anos da Convenção 182 da OIT, que trata das piores formas de trabalho infantil.

A Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, coordenada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), é formada pelos Fóruns Estaduais de Erradicação do Trabalho Infantil e por entidades como Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Fundação Abrinq, Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Plenarinho, Salesianos, Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Instituto Aliança, Circo de Todo Mundo, dentre outras.

Mais sobre a campanha em www.fnpeti.org.br/12dejunho.

Programação de eventos nos estados para o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

ALAGOAS

10/6
9h – Reunião do Comitê Alagoano da Campanha pelo direito a educação

10 a 13/6
Panfletagem nas Escolas das Redes Estadual e Municipais
Local: sede das escolas
contato: Prazeres Batista (82) 99810.1735

12/6
9h – Lançamento da Campanha do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil na CBTU/Plotagem do VLT
Local: Estação Ferroviária de Maceió
Contato: Lidiane (82) 99142.0041

9h – Ação Coletiva no Terminal Rodoviário de Maceió e no Cruzamento da Rodoviária de Maceió
Local: Terminal Rodoviário de Maceió

Local: Fernandes Lima
Contato: Djane: (82) 99965.8010

9h – Panfletagem no semáforo entre as Ruas Pedro Monteiro e Rua do Imperador
Ação de enfrentamento ao trabalho infantil nos municípios de Alagoas
Local: Ruas Pedro Monteiro e Rua do Imperador- Centro da Cidade
Contato: Ana (82) 99402.9821

Ações alusivas ao 12 de junho na Escola Guilhermino de Oliveira
Local: Gruta de Lourdes
Contato: Jaci: (82) 99306.0072

13/6
8h – Audiência Pública Estadual, com o tema: O estímulo à aprendizagem como instrumento no enfrentamento ao trabalho infantil.
Local: Assembleia Legislativa de Alagoas- Centro da Cidade
Contato: Juiz do Trabalho Alonso Filho (82) 98873.0272

17/6
08h às 13h – Café com Prioridade