10 de junho de 2019

Sinteal recebe denúncias quanto a falhas no transporte escolar do CMEI Graciliano Ramos

1.                                                                                     Diretoras/es do Sinteal participaram, última 5ª feira (06), de reunião no Centro Mcunicipal de Educação Infantil (CMEI) Graciliano Ramos, no Conjunto Cidade Universitária, oportunidade para ouvir relatos e colher informações quanto à situação atual do transporte escolar oferecido aos alunos. Também participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), do Conselho Municipal de Educação (Comed), da direção da escola, além de professoras/es, funcionários e alunos, pais e mães de alunos e, ainda, um líder comunitário.

De acordo com os relatos apresentados na reunião, a situação do transporte escolar oferecido aos estudantes é preocupante, exigindo urgentes providências por parte dos gestores: falta de manutenção preventiva (dos freios, por exemplo), limpeza (há queixas quanto infestação de baratas), falta de iluminação interna no veículo, e foi denunciado também a falta de um monitor de apoio, o que deixa os alunos (crianças entre 04 e 05 anos) em situação de vulnerabilidade. O Sinteal levantou informação que um grupo de mães chega a pagar a uma pessoa para exercer a função de “monitora”, para se sentirem mais tranquilas em relação a seus filhos.

Outra queixa apresentada ao Sinteal tem a ver com a prática de paradas em locais considerados de “difícil acesso” (ainda mais em período de chuvas como agora), obrigando os/as estudantes a caminhar em meio ao barro e poças d’água até chegar à escola. Mais uma denúncia a ser devidamente checada dá conta que o motorista do ônibus escolar cumpre a função de mecânico na empresa contratada.

Após à reunião, em relação às denúncias, a Semed informou que irá retirar de circulação o ônibus escolar que está oferecendo maiores problemas. Ouviu das mães que lideram os protestos e as reivindicações pela melhoria do transporte escolar que o caso pode chegar, mesmo, ao conhecimento do Ministério Público Estadual (MPE/AL), caso as soluções não sejam encontradas até o final desta semana.

“A garantia da educação e o acesso à escola é dever do gestor. O Sinteal conta, por exemplo, que a gestão repense a elaboração do contrato no que trata a educação infantil, e veja a importância da presença de um profissional monitor no transporte oferecido a crianças com idades entre quatro e cinco anos”, disse a diretora do Sinteal Edna Lopes.