19 de julho de 2019

A luta no interior

A luta do Sinteal e dos núcleos regionais não para em todas as regiões do Estado de Alagoas. Assembleias, reuniões com os gestores municipais, participações nos meios de comunicação. É a nossa campanha salarial a todo vapor.

Vamos a mais um saldo da luta nesta semana que agora termina.

 

Regional Palmeira dos Índios – Assembleia em Estrela de Alagoas aprova reajuste

Sinteal e Núcleo Regional de Palmeira dos Índios realizaram, no início desta semana, uma assembleia com a base da educação municipal, em Estrela de Alagoas, onde foi discutida a proposta de reajuste de 3% (três por cento), apresentada pela prefeitura e aprovada na assembleia..

Estudo técnico elaborado pelo especialista Milton Canuto de Almeida detectou que a maioria das/os servidoras/es (magistério e demais funcionárias/os) da educação do município terá enquadramento neste mês de julho – da ordem de 4% (quatro por cento) para o magistério e 3% (três por cento) para as/os demais servidoras/es da educação, perfazendo, assim, um reajuste maior que os 4,17% do piso nacional do magistério.

Em tempo: o reajuste de 3% é retroativo a junho, e os reajuste da progressão serão pagos também em julho.

Regional São Miguel dos Campos – Reunião com gestores em Roteiro

Diretoras/es da Regional São Miguel de São Miguel dos Campos se reuniram, na última 5ª feira (18), com o secretário municipal de Educação de Roteiro. Na mesa de negociação, as reivindicações ligadas aos assuntos pertinentes à categoria.

Regional Palmeira dos Índios – Reunião com gestores em Major Isidoro

Na última quarta-feira (17), a direção do núcleo regional  Palmeira dos Índios participou de reunião com gestores do município de Major Isidoro para tratar sobre o FUNDEF. Um resumo das informações colhidas é o seguinte: o saldo dos precatórios do FUNDEF ainda não foram creditados na conta do município. Mas, segundo os procuradores, a União tem até o ano de 2020 para fazer este crédito. Em sendo creditado este saldo, o Sinteal procederá o devido bloqueio dos 60% (sessenta por cento). Estamos no aguardo dos próximos acontecimentos para darmos seguimentos aos trâmites jurídicos legais.

Entrevista em rádio em Quebrangulo

Os diretores Izael Ribeiro e Helenice Lopes, do Núcleo Regional Palmeira dos Índios, participaram de entrevista na Rádio Vitório FM 104,9, onde debateram importantes pontos e aspectos ligados ao rateio do Fundef (Termos de Ajustes de Conduta e bloqueio federal) e para passar para a categoria informes sobre a reunião, que aconteceu, também nesta semana, em Maceió, com a diretoria executiva estadual e o departamento jurídico do Sinteal.

Regional Penedo – Luta da categoria dobra percentual de reajuste em Piaçabuçu

As/os trabalhadoras/es em educação do município de Piaçabuçu, em assembleia geral realizada nesta 6ª feira (19), aprovaram a proposta de reajuste de 4% (quatro por cento) – retroativo a maio. A ideia da prefeitura era fechar acordo em somente 2%, mas a luta da categoria dobrou o percentual.

Regional Matriz do Camaragibe – Assembleia aprova reajuste de 4,17% em Jundiá

Assembleia geral de trabalhadoras/es da rede pública municipal de Educação em Jundiá, realizada na última 4ª feira (17), aprovou proposta de reajuste de 4,17% da gestão para todas/os as/os profissionais em educação.