12 de julho de 2019

Informes sobre a luta no interior

A luta das/os trabalhadoras/es em educação, organizada pelo núcleos regionais, é constante, em todos os quadrantes do estado. Negociar com os gestores para garantir direitos da nossa categoria nem sempre é fácil. As atividades da campanha salarial e busca por melhorias de condições de trabalho exigem empenho máximo das lideranças da educação, que precisam estar diretamente atuando junto e com a nossa base.

Vamos aos últimos informes de atividades, no período de 09 a 12 de julho presente:

Regional Palmeira dos Índios

Na última quarta-feira (10), a direção regional Sinteal participou de uma série de atividades em torno do FUNDEF. No início da manhã, o presidente regional Izael Ribeiro e a vice-presidente Helenice Lopes e a companheira Neuza concederam entrevista na rádio 94,5 FM para conversar sobre o FUNDEF, esclarecendo a situação atual do fundo e o seu possível uso.

Na sequência eles seguiram para o município de Igaci, onde participaram de uma audiência com o Procurador do Município. O assunto da reunião foi o FUNDEF e a sua utilização no Município

Em Marimbondo, a atividade sobre o FUNDEF aconteceu na Câmera Municipal de Vereadores. Em uma audiência publica com o tema “40% do FUNDEF”, o Sinteal foi representado pelos companheiros Carlos Teles e Rubens Alcântara. Na oportunidade, representantes da prefeitura e da secretaria de educação explicaram aos vereadores, populares e profissionais da educação presentes como pretendem alocar as verbas do FUNDEF, como por exemplo na construção de creches e quadras esportivas e seis ônibus para transporte escolar.

Já na quinta-feira (11), a direção regional do Sinteal esteve presente na câmara municipal de vereadores do município do Minador do Negrão e participaram da sessão que aprovou o reajuste dos profissionais de educação. O aumento ficou definido da seguinte forma: 4,17% com retroativo à junho para ativos e aposentados. Na mesma sessão, a secretária de educação da cidade também repassou informes sobre como está sendo feito o investimento dos 40% do FUNDEF no município.

Regional Penedo

Na última quinta-feira (11), a direção regional do Sinteal Penedo foi até Piaçabuçu. Lá o encontro foi com o prefeito, secretário de educação, secretário de administração e o Procurador do município para discutir a proposta de reajuste para os servidores e servidoras da educação. A proposta apresentada pela secretaria foi de apenas 2%. Os representantes do Sinteal não aceitaram a oferta e pediram uma melhoria na proposta. Ao final, ambas as partes resolveram marcar uma nova rodada de negociação para o dia 19 de julho.

Na tarde do mesmo dia, em Penedo, a direção do núcleo regional foi até uma escola estadual para ouvir os trabalhadores e trabalhadoras e debater questões de estrutura e enquadramento de carreira. Após um debate proveitoso tanto com os professores quanto com vigias, as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras foram repassadas aos representantes da direção estadual que estavam presentes na conversa e a partir daí serão realizados os devidos encaminhamentos para solução das questões apontadas.

Regional Pão de Açúcar

Nesta sexta-feira (12), a direção do núcleo regional de Pão de Açúcar, junto as representantes da direção estadual Darci e Josefa, foram até Jacaré dos Homens para se reunir com o Procurador do município e uma equipe técnica do poder executivo local. O objetivo da reunião era discutir o reajuste salarial dos trabalhadores e trabalhadoras da educação. Nesta reunião, os representantes do município ofereceram um percentual de reajuste de 4.17%, ressaltando que não tem possibilidade de aumentar esse valor. Na próxima segunda-feira (15), a categoria irá decidir em assembleia se irá aceitar ou não o reajuste proposto pelo poder público.