25 de julho de 2019

Prefeitura ataca plano de carreiras e Sinteal protesta nas ruas em Teotônio Vilela

Trabalhadores/as da educação da rede municipal de Teotônio Vilela realizaram, na manhã da última terça-feira (23), um ato de protesto contra a prefeitura. Surpreendidos com uma modificação no Plano de Cargos e Carreiras feita às escondidas do Sinteal e da categoria, os servidores decidiram fazer um dia de paralisação com manifestação pela cidade.

Concentrados em frente à quadra da escola D. Avelar, os trabalhadores seguiram em passeata pelas ruas da cidade até a Câmara de Vereadores, e tiveram como ponto final a Secretaria de educação. “A prefeitura não dialogou, fez alterações absurdas, como cortar o quinquênio e reduzir o percentual do triênio em 50%, achatando a tabela e congelando o salário dos trabalhadores. Além disso, não está cumprindo com os acordos de pagamento dos retroativos das progressões, que foram implantadas todas com atraso”, explicou Jaidê Quintela, dirigente do núcleo regional do Sinteal em São Miguel dos Campos.

O município está com o Ideb entre os os três mais bem avaliados do Estado, o fato tem sido comemorado e divulgado pela gestão, mas não existe o devido reconhecimento aos profissionais que se dedicaram na escola e foram fundamentais para o resultado. O comportamento da gestão tem causado insatisfação nos trabalhadores.

A aprovação das modificações do PCCR foi feita durante o período em que a Câmara de Vereadores estava em recesso. E incluiu na tabela um reajuste de 4,17%, mas que não contempla toda a categoria, os que estão acima da classe D não receberam. bem como os servidores do administrativo e Serviço Gerais. A categoria vinha tentando dialogar e resolver administrativamente desde fevereiro, quando surgiu a proposta, mas durante toda a tramitação a gestão se recusou a dialogar.

Após o protesto, o Sinteal foi recebido pela secretária de educação e pelo procurador do município, já que o Gestor encontra-se em tratamento de saúde. Eles sinalizaram com a proposta de pagar as progressões de forma parcelada (lotes), mas não definiram data ainda. Sobre o PCCR, pediram prazo para esperar o retorno do prefeito.

Está marcada para a tarde desta quinta-feira (25), ÀS 15h, uma assembleia geral com a categoria. O Sinteal fará repasses e definirá com os trabalhadores quais as próximas ações a serem encaminhadas.