18 de julho de 2019

Vitória dos Vigias e do Sinteal!

“Vitória! Vitória!”. Com as mãos para o alto, punhos fechados e gritos de “este sindicato me representa”, os/as profissionais vigias da rede pública estadual comemoraram a informação repassada pela presidenta do Sinteal, Consuelo Correia, às 14h10 desta quinta-feira (18), após reunião com os representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Sérgio Newton (secretário executivo de Gestão Interna) e Aracelly Oliveira (superintendente de Valorização de Pessoas),  e, no final, com o próprio secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa (que assume, amanhã, o governo interinamente), dando conta que Governo e Seduc decidiram anular a Circular Nº 07/2019, que pretendia acabar com o trabalho noturno desses profissionais nas escolas de todo o estado (no período das 22 horas até as 06 horas da manhã), com a retirada do adicional noturno, em alguns casos incorporados aos salários desses/as servidores/as há mais de duas décadas. A vigília de luta foi vitoriosa.

Segundo Consuelo, “o secretário da Educação disse que foi feita uma reflexão, com o governo admitindo o verdadeiro transtorno que seria o afastamento da segurança humana no período noturno das escolas da rede, como previsto na tal circular, mostrando, assim, que a luta do Sinteal e dos profissionais vigias foi justa e correta”. O Sinteal vai acompanhar nos próximos dias o processo de anulação da Circular Nº 07, e as comunicações a todas as Geres (Gerências Regionais).

“Este sindicato nos representa”

Em meio ao clima de justificada e alegria, Petrúcio Alves, profissional vigia lotado em Rio Largo, comemorou a vitória afirmando, enfaticamente que “este sindicato nos representa. Se o Sinteal não estivesse aqui, organizando a nossa luta, o desfecho poderia ter sido outro, pior para nós, vigias. Mas a luta não acabou aqui, não. Com o sindicato, vamos em busca de outros direitos como retroativo, adicional de férias, e vamos entrar firmes na luta da campanha salarial”.

“A luta continua”

“Vencemos uma batalha, mas a luta do Sinteal em defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores em educação continua. Na própria reunião de hoje reivindicamos a reabertura dos canais de negociação, inclusive com a presença do governador, para que possamos avançar na luta da campanha salarial, já que estamos na metade de julho, sem respostas do governo, e a nossa data-base é maio”, finalizou Consuelo.