19 de agosto de 2019

SINTEAL realiza protesto durante evento da Semed em Maceió

Em meio a apresentação do coral do sindicato foram exibidas faixas e cartazes contra a proposta de 0% de reajuste à categoria proposto por Rui Palmeira

Na manhã desta segunda-feira (19), durante a apresentação do coral “SINTEAL em canto” no seminário “BNCC e a construção do referencial curricular de Maceió”, alguns servidores e servidoras da educação protestaram contra a Secretaria Municipal de Educação de Maceió, que organizava o evento, além do prefeito de Maceió, Rui Palmeira. O motivo: a falta de diálogo com relação ao reajuste salarial dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, que sofrem a imposição de 0% por parte da gestão municipal.

Logo na abertura do evento, que contou com a secretaria de educação do Município, Ana Dayse Dórea, o coral “SINTEAL em canto” se apresentou cantando músicas que remetiam a luta dos trabalhadores da educação. No último ato, integrantes do sindicato que estavam na plateia se levantaram com faixas e cartazes contra a falta de diálogo sobre o reajuste devido para a categoria. Até agora, a gestão Rui Palmeira se nega a dialogar com os servidores e servidoras da educação.

A manifestação ganhou adesão da plateia presente ao evento, que ficou de pé para aplaudir a apresentação do coral e a intervenção dos manifestantes, que buscam um diálogo com a gestão municipal mas seguem sem ter um canal de diálogo com o prefeito e a SEMED. Ao final, Lenilda Lima, uma das representantes da direção do SINTEAL, fez uma pequena fala defendendo o respeito com os servidores da educação municipal. “A educação merece respeito, assim como os seus servidores. A proposta do prefeito de reajuste de 0% é desrespeitosa”, afirmou.