6 de setembro de 2019

Coletivo de Saúde do Sinteal discute ações do “Setembro Amarelo” e parceria com Liga Acadêmica de Solução de Conflitos

Os diretores Maria Prazeres Batista, Walquíria Costa e Edilton Dantas, integrantes do Grupo de Trabalho da Saúde do Trabalhador do Sinteal, se reuniram na manhã desta sexta-feira (06) para discutir a programação de ações ligadas ao “Setembro Amarelo”, mês de luta e prevenção ao suicídio, e também tratar da reunião, ocorrida um dia antes (05), entre o integrante da  LAESCC – Liga Acadêmica de Estudos em Solução Consensual de Conflitos. Eduardo Soares, com o Jurídico do Sinteal, representado pela advogada Maria Betânia Pereira Nunes, e integrantes do Grupo de Trabalho da Saúde do Trabalhador do Sinteal (GTSTS), que tratou da efetivação de um projeto de formação de mediadores de conflito nas escolas municipais.

A parceria entre o Sinteal e a LAESCC aponta para a realização de uma série de capacitações com docentes de escolas públicas no município de Maceió, a partir da abordagem de um tema já escolhido: “Comunicação não violenta no ambiente de trabalho”, e o objetivo final é consolidar uma “cultura de paz” no ambiente escolar, a partir de atividades construtivas para alcançar resultados favoráveis ao universo docente, discente e à toda a comunidade escolar. Este foi o assunto debatido na reunião desta quinta-feira, na sede do Sinteal, entre o representante da Liga Acadêmica de Estudos em Solução Consensual de Conflitos, diretores integrantes do Grupo de Trabalhado da Saúde do Trabalhador do Sinteal e o Departamento Jurídico do sindicato.

Setembro Amarelo

A campanha “Setembro Amarelo” foi criada em 2014 a partir da iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Organização Não-Governamental voltada à prevenção e apoio emocional em relação ao suicídio. O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Combate ao Suicídio.

Assim, tendo em vista a necessidade sempre constante de estarmos atentos e mobilizados quanto às questões ligadas à saúde das/os trabalhadoras/es em educação, o Grupo de Trabalho da Saúde do Trabalhador do Sinteal está finalizando uma programação voltada exclusivamente para o “Setembro Amarelo”, o que inclui o alerta, em forma de denúncia, do sofrimento psíquico (leia-se depressão) que assola a nossa categoria, adoecida pelo descaso, pela hostilidade cada vez mais frequente e maior no ambiente escolar, pelo empobrecimento, entre outros fatores.

A educação pública e nossas vidas estão sob ataque. Mas o Sinteal, mais uma vez, está em movimento em defesa da saúde das/os trabalhadoras/es da educação.