18 de setembro de 2019

Representantes de Escolas recebem formação do Sinteal no interior de Alagoas

Na manhã desta quarta-feira (18), a diretora de formação do Sinteal, Neide Aparecida, e o secretário adjunto de funcionários da educação, André Ribeiro, estiveram em Delmiro Gouveia para realizar a etapa de formação de representantes de escolas, um novo projeto do Sinteal. Participaram da atividade os representantes eleitos da regional de Delmiro Gouveia e Pão de Açúcar. Também passaram por esta formação na última semana, os eleitos das regiões de Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios.

Está sendo organizando mais um canal de relacionamento com a base de filiados. Através do projeto de “Representantes por Escolas”, o sindicato está indo a unidades de ensino e elegendo (junto à sua base de filiados), alguns responsáveis por fazer a ponte permanente entre o Sinteal e o seu local de trabalho.

“Estamos investindo em ideias para aproximar ainda mais a direção do Sinteal dos seus filiados. Sempre buscamos visitar as escolas e estar em contato com todos os profissionais da educação, essa é mais uma forma de ampliar essa presença para acompanhar o dia-a-dia, já que são centenas de escolas e poucos dirigentes liberados”, disse a presidenta Consuelo Correia.

A iniciativa já está sendo executada em algumas escolas e alguns representantes já foram eleitos. A diretoria estadual está promovendo formação dos eleitos tanto na capital quanto no interior (com os núcleos regionais) para que eles possam realizar o trabalho.

Ainda em fase inicial, o projeto pretende fortalecer a luta pelos direitos da categoria. “O objetivo é qualificar os representantes para que sejam interlocutores competentes e autoconscientes a na preservação da unidade sindical. Seja o elo para o fortalecimento do sindicato”, explicou a secretária de formação Neide Aparecida.

Segundo Neide, a formação dos representantes tem 4 etapas, e será feita na capital e em todos os núcleos regionais do estado. Diferentes dirigentes estaduais estão se dividindo para realizar a formação, mas em cada região o processo está sendo conduzido também pelos secretários de formação dos núcleos. Em Santana do Ipanema, Patrícia David e Neide representaram a estadual. Em Delmiro, André Ribeiro representou a executiva junto com a secretária de formação estadual. Mas em todos os momentos, o papel dos secretários de formação dos núcleos regionais tem sido fundamental. Além de outros formadores que já passaram pelo curso de formação de formadores, promovido pelo Sinteal.