7 de outubro de 2019

Direção jurídica do Sinteal visita municípios do Alto Sertão

Nos dias 2 e 3 de outubro, a Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sinteal, representada pelos dirigentes Cícera Ferreira e Edilton Dantas, esteve nos municípios de Delmiro Gouveia, Piranhas e Olho D’Água do Casado para, junto ao núcleo regional, dialogar com a categoria e a gestão. Os dirigentes estaduais foram acompanhados pela direção do núcleo regional Fabrício, Leda, Ednalva e Jaqueline.

Em Piranhas, a categoria está sofrendo com descontos por conta da última greve realizada em agosto deste ano. O Sinteal tentou uma negociação com a prefeitura e visitaram a Câmara Municipal para pedir intermediação dos vereadores na questão.

Em Delmiro Gouveia e Olho D´Água do Casado a pauta foi a atualização da luta sobre os precatórios do FUNDEF. Foram realizadas assembleias de informes e também para explicar dúvidas sobre o assunto.

Em Delmiro, após uma ação equivocada da gestão municipal – com a publicação de um documento não reconhecendo a legitimidade da pauta da assembleia -, o Sinteal (estadual e regional) entrou em contato com a secretária de Educação para exigir esclarecimentos . “Reafirmamos o nosso compromisso de atuar com autonomia, liberdade, ética e respeito. E informamos que não abrimos mão do nosso direito de organizar a classe trabalhadora da educação” relatou Cícera Ferreira, secretária de Assuntos Jurídicos do Sinteal. A gestora não reafirmou a ameaça presente no documento.

O Sinteal permanece vigilante para qualquer possível retaliação que possa surgir contra as/os trabalhadores que participaram da assembleia. “Trabalharemos para que o Estado democrático e de direito seja respeitado”, concluiu Edilton Dantas.