3 de outubro de 2019

Educação realiza ato em Arapiraca e Renan Filho desmarca agenda para não encarar trabalhadores

Nesta quinta-feira (03), dia de paralisação nacional, trabalhadores da educação de Alagoas organizaram agenda intensa de mobilizações contra o desmonte do país e contra o descaso do Governo Renan Filho com a educação e os servidores públicos. Pela manhã, um grande ato público realizado em Arapiraca reuniu educadores e estudantes, denunciando principalmente a realidade que Alagoas vive, muito diferente das fake news apresentadas na propaganda oficial.

O Governador de Alagoas estava com agenda marcada para o município de Arapiraca no período da manhã, em que através do projeto “Governo Presente” faria eventos na cidade, mas a população foi surpreendida por um subito cancelamento das atividades, que foram transferidas para o segundo horário. “Não tem coragem de enfrentar a classe trabalhadora e os estudantes, é um governo que foge do diálogo, do debate. Fica postando nas redes sociais, mas não aceita olhar no olho da população”, criticou Consuelo Correia, presidenta do Sinteal.

Apesar da ausência, o Governo não foi poupado das críticas. Antes de sua chegada, o protesto informou a população arapiraquense sobre a real situação do Estado. “É tudo uma farsa, o servidor desvalorizado, levando calote e acumulando prejuízo. Escândalo de corrupção na secretaria de educação e transporte escolar cortado são a vida real que o facebook do governador não mostra”.

Apesar de acontecer em Arapiraca, o ato reuniu trabalhadores da educação da capital e de várias regiões do Estado. Os núcleos regionais de Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia também marcaram presença na construção do ato. Uma caravana saiu de Maceió nas primeiras horas do dia para se juntar a esta atividade.

A manifestação contou com o apoio da Central Única dos Trabalhadores e do Sindicato dos Trabalhadores da Seguridade Social (Sindprev). Também teve a participação de estudantes da Universidade Federal de Alagoas, Instituto Federal de Alagoas e Universidade Estadual de Alagoas.

No período da tarde o Sinteal participa em Maceió um grande ato público, com participação das centrais sindicais e movimentos sociais. Ainda na agenda da paralisação nacional.